12

Inicial > Decoração > 5 dicas de como preparar o imóvel para o home office perfeito

20 ago
0
COMPAR-TILHAR

5 dicas de como preparar o imóvel para o home office perfeito

Com a pandemia da COVID-19, o mundo todo passou por uma enorme e inesperada transformação, que afetou diretamente a economia, o sistema de saúde e a vida social como um todo. Como consequência, as pessoas tiveram que se adaptar, e uma das principais mudanças foi em relação ao modo como elas trabalham. 

Com a necessidade do distanciamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), muitos viram no home office uma boa solução. Se antes trabalhar em casa era algo incomum que até causava certo estranhamento, hoje essa modalidade cresceu o suficiente para ser considerada até uma tendência por boa parte dos brasileiros. 

Uma pesquisa recente do espaço de coworking Spaces apontou que 55% dos profissionais consultados no Brasil já trabalham em home office pelo menos uma vez por semana, isso sem contar a grande parte das pessoas que trabalham toda a carga horária em casa.

Sendo assim, o home office já é uma realidade para mais da metade de trabalhadores corporativos do país, e deve se popularizar ainda mais com a reforma trabalhista. Contudo, não basta simplesmente começar a trabalhar em casa de qualquer jeito. Alguns ajustes são necessários na hora de preparar o imóvel para home office, já que apesar do trabalho remoto ter muitos benefícios, ele também apresenta diversas dificuldades. 

Ainda segundo a pesquisa citada, as principais dificuldades no home office são, respectivamente: a falta de concentração e foco com assuntos do trabalho, as interrupções familiares em reuniões e ligações e a demanda da família por atenção. 

São vários desafios a serem enfrentados, mas sabendo como montar home office em casa, eles podem ser amenizados. Continue acompanhando este artigo, porque vamos dar as principais dicas para você saber como preparar o home office perfeito!

 

  • Tenha um espaço adequado

 

O primeiro passo para quem quer preparar o imóvel para home office é separar um cômodo ou espaço da casa exclusivamente para trabalhar. O cenário perfeito é que você tenha um quarto próprio para trabalho. Alguns profissionais relatam uma relação quase ritualística com o cômodo — o simples ato de entrar nele já traz a sentimento de responsabilidade e foco, da mesma forma que acontece quando entramos no espaço físico da empresa em que trabalhamos. 

Por isso, imóveis que contenham um cômodo específico para escritório na área privada ou possuam espaços de coworking (escritórios compartilhados) nas áreas comuns estão sendo cada vez mais procurados. Sendo assim, empreendimentos que oferecem esses espaços estão se destacando e se tornando uma verdadeira tendência, sendo um item indispensável quando pensamos em trabalho remoto de qualidade.

De acordo com Sheyla Malavasi, diretora geral da Gleba Imóveis, “As pessoas vão começar a pensar, principalmente se tiver família grande, em um quarto destinado ao escritório, um local já fabricado com esse espacinho para você poder trabalhar com mais sossego mesmo com as crianças em casa, ainda mais nessa pandemia que ficou todo mundo junto”.

Dica: saiba tudo sobre o mercado imobiliário durante a pandemia

Contudo, caso você ainda não possua essa facilidade, separe um espaço para trabalhar no seu quarto, na sala de estar, de jantar, na sacada, no quintal ou onde for mais silencioso e aconchegante. O silêncio e a tranquilidade do ambiente são fatores importantes a ser considerados na hora de escolher o local. Em casa já é mais difícil de trabalhar, se for em um lugar barulhento esse quadro piora. 

Lembre-se de escolher um lugar em que a conexão com a internet seja boa para evitar interrupções no trabalho. Além disso, evite trabalhar na cama, pois seu corpo entenderá que é um momento de descanso e isso vai tirar muito seu foco e diminuirá a produtividade. Com um local exclusivo de trabalho, suas chances de concentração aumentam muito. Seja qual for a quantidade de espaço disponível, é possível adaptar e você vai ver como montar home office em casa não é tão complicado.

 

  • Escolha móveis confortáveis

 

Já que em casa é mais difícil se concentrar, na hora de preparar o imóvel para home office opte por móveis confortáveis e, principalmente, ergonômicos. Escolha uma mesa firme, com espaço suficiente e que se adapte ao local destinado ao home office. Escolha também uma cadeira aconchegante.

A recomendação é que, ao sentar, você consiga apoiar os pés no chão em um ângulo de 90º. Dessa forma, você evita problemas de coluna, mantém o conforto e assim consegue impulsionar sua produtividade.

Além do conforto, escolha também móveis que te dêem suporte para tudo que você precisa, sejam gavetas, espaço para papéis, canetas, entre outros. 

 

  • Organize o local ao máximo

 

Estudos como neuroarquitetura apontam que um local bem planejado, organizado e harmônico pode influenciar na concentração, produtividade e bem-estar de uma pessoa. Por isso, guarde todos os objetos que não forem de uso imediato na sua rotina de trabalho e deixe tudo o mais clean possível. 

Para Sheyla, a produtividade é maior em casa. “Eu acho que em home office as pessoas trabalham mais, falo por mim. Trabalho muito mais em casa do que no escritório, porque eu lembro de alguma coisa e já faço ou então começo mais tarde e depois estendo”. Sendo assim, o lugar que você passa boa parte do dia precisa ser o mais agradável possível.

Lembre-se também de arrumar sua cama ou o restante do cômodo que você estiver, porque uma limpeza externa pode refletir em uma melhor organização interna, harmonizando os pensamentos também.

Como montar home office em casa - imóvel para home office
Depois de deixar tudo bem organizado e limpo, outra dica é colocar um painel na parede atrás do computador, no qual você coloque todas as anotações e compromissos importantes para que fique sempre à vista. Não misture objetos pessoais com os de trabalho.

Se você gostar, aposte também em plantas que deixam o lugar com um aspecto de frescor e relaxamento, mas nada muito exagerado. Outra alternativa é colocar alguns quadros com frases que te façam sentir bem ou imagens que remetem à sentimentos prazerosos. O importante é preparar o imóvel para home office de um jeito que fique o mais agradável possível para você.

 

  • Garanta uma boa iluminação

 

Não subestime o poder da iluminação natural. Prefira a luz do dia a ficar no quarto fechado com a lâmpada acesa. Além de economizar energia, a luz natural é capaz de despertar o cérebro e até proporcionar mais energia e disposição. Sendo assim, a dica é preparar seu home office perto da janela ou em um local que entre a luminosidade do dia. 

Procure posicionar o corpo de frente para a luz. Se a janela estiver atrás, a luz poderá atrapalhar para enxergar a tela do computador. Além disso, lembre-se de manter os vidros abertos para deixar o ambiente arejado.

 

  • Pense na localização

 

Agora que você já sabe como montar home office em apartamento ou casa, vale analisar também a localização do imóvel. Embora muitos não pensem na importância da localização, quando se trabalha em casa é bem comum que profissionais continuem sujeitos a uma agenda apertada de reuniões ou atendimento de clientes em diferentes pontos da cidade.

Fora isso, acaba ficando muito cômodo ter shoppings, mercados e opções de lazer perto de casa, podendo dar uma saidinha rápida quando precisar de alguma coisa sem perder muito tempo de trabalho. E mais: principalmente para quem passa boa parte do dia sentado em frente ao computador, é importante se exercitar, e fazer caminhadas ou corridas são ótimas alternativas. 

Nesse cenário, quem procura imóveis em Londrina sem dúvidas deve considerar a região da Gleba Palhano, que fica perto de tudo, do Lago Igapó, praças, mercados e muito mais, além de ser um dos bairros mais privilegiados da cidade. 

Além disso, a cidade de Londrina acaba sendo uma ótima solução para morar nesse momento. Segundo Sheyla, muitas pessoas que trabalham em São Paulo, por exemplo, tiverem que trabalhar em home office e escolheram vir para uma cidade menor, com custo de vida mais baixo, perto dos familiares, tornando tudo mais fácil. “Muitos londrinenses que saíram da cidade para outras metrópoles em busca de trabalho, acabaram voltando. Caso o trabalhador precise ir poucas vezes para São Paulo, fica mais fácil ficar em Londrina, optando por voos diários se precisar, por exemplo”.

A Gleba Imóveis está sempre à disposição para te ajudar a encontrar seu imóvel dos sonhos e te auxiliar com qualquer tipo de dúvida. Entre em contato e conheça o nosso trabalho!

Banner sobre permuta de imóveis

Foto de Gleba Imóveis

por   20/08/2020 em Decoração, Dicas, Geral

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.