4

Inicial > Dicas > Onde investir agora? Mercado imobiliário é um negócio sólido e seguro para investir em tempos de crise

21 set
0
COMPAR-TILHAR

Onde investir agora? Mercado imobiliário é um negócio sólido e seguro para investir em tempos de crise

Nesse momento, muitos se questionam sobre onde investir agora. Com tantas incertezas, não é tão simples decidir onde investir na crise, mas com um pouco de estudo e pesquisa, percebemos que alguns setores são muito mais seguros que outros. Este é o caso do mercado imobiliário. 

A pandemia afetou diversos tipos de mercado, tanto positiva quanto negativamente. Os ramos alimentício (sobretudo com serviços delivery), farmacêutico e de marketing digital, por exemplo, tiveram um grande salto. Já serviços que envolvem promoção de eventos, viagens e turismo tiveram quedas históricas. O mercado imobiliário, por sua vez, encontra meios de se reinventar e se mantém movimentado durante períodos de crise.

Neste artigo, vamos fazer um panorama da situação do pré-pandemia, o durante e as projeções para o pós, indicando também dados para te ajudar a entender onde investir na crise. Se você quer acertar no investimento em tempos incertos, vale a pena conferir. 

Antes da pandemia

Antes disso tudo começar, a projeção para o setor imobiliário este ano era que houvesse um reaquecimento, em conjunto com a expectativa da estabilização e crescimento da economia, que vinha se recuperando há alguns anos. 

Em 2019, o ramo já demonstrou resultados promissores, prometendo uma grande retomada. Para se ter uma ideia, o ano passado rendeu a melhor performance do PIB em três anos, com um crescimento de 1,1% segundo o IBGE. Além disso, o mercado imobiliário se destacou na área de serviços. As atividades no setor apresentaram um dos melhores desenvolvimentos, com crescimento de 2,5%.

E não para por aí. No segundo trimestre de 2019, houve um aumento de 11,8% em lançamento de imóveis, se compararmos com o mesmo período do ano retrasado. E o número de vendas aumentou em 16% segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Essa aceleração se estendeu até o início deste ano. Segundo dados da Brian Inteligência Estratégica, houve um aumento de 26,7% no número de vendas no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período no ano passado. Por outro lado, no mesmo período, houve uma diminuição de 14,8% na quantidade de lançamentos devido ao começo da pandemia. 

Contudo, o mercado imobiliário encontrou formas de contornar a crise com a ajuda de algumas ações do Governo e muita estratégia, continuando a se mostrar um ótimo investimento para momentos de crise em comparação com outras opções do mercado.

 

Mercado imobiliário se sobressai na crise em relação a outros investimentos

Em apenas um mês, o Ibovespa, um dos mais importantes indicadores  do mercado financeiro, caiu em 35,3% — de 115 mil pontos em fevereiro para 68 mil em março. Com relação ao primeiro trimestre do ano anterior, as bolsas de valores projetaram uma queda de 45% envolvendo as negociações de ações de grande parte das empresas de capital aberto. 

Especialistas da economia estão divididos e ninguém sabe ao certo qual será o comportamento quando a pandemia passar. Devido a isso, surge um grande questionamento: onde investir agora em um momento de crise e com um cenário incerto no Brasil e em todo o mundo?

Segundo dados do Banco Central, diversos rendimentos podem ter grandes prejuízos em 2020. Mesmo com o controle da COVID-19, o valor do dólar poderá estar mais instável.

Nesse contexto, um segmento totalmente seguro e muito menos instável que os demais é o mercado imobiliário. Investir em imóveis garante patrimônio ao investidor e é um tipo de negócio que não está sujeito a quebra de bancos e oscilações do mercado de ações. Além disso, os imóveis possuem alta chance de valorização, oferecendo a oportunidade de lucrar o dobro ou até o triplo com a venda, no pós-pandemia. Comprar por um valor bem baixo (ainda mais pela baixa histórica da taxa Selic) e vender com muito lucro.

Por isso, este setor tem sido um real porto seguro e alvo dos investidores no momento.

 

O pós-pandemia trará ótimos resultados ao setor imobiliário

Desde que a pandemia da COVID-19 se instalou, a Caixa Econômica Federal está tentando estimular a indústria da construção civil, um dos segmentos com maior capacidade de gerar empregos rapidamente. Ela liberou R$ 43 bilhões para o setor imobiliário e há expectativas de novas liberações.

O banco anunciou 15 medidas de incentivo à construção e venda de imóveis desde março. Do início do ano para cá, foram 18 ações para estimular o setor.

Os compradores estão tendo diversos benefícios, como a redução nas taxas de juros, suspensão de cobrança das prestações, carência para início do pagamento de empréstimos e alongamento dos prazos.

Além disso, o banco anunciou que vai incluir no financiamento imobiliário os custos com Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e com o cartório. As duas despesas variam de 2% a 5% do valor do imóvel e antes precisavam ser pagas à vista pelo comprador.

As construtoras foram também beneficiadas com medidas semelhantes. Tiveram suspensão de mensalidades, redução de juros, reformulação no cronograma de obras, entre outras. Tudo isso incentivou o lançamento de novos empreendimentos e, consequentemente, o aquecimento do setor.

O grupo ZAP realizou um estudo bastante útil e interessante para os investidores neste momento. Com a participação de 3.500 pessoas em diferentes regiões metropolitanas do país, 86% dos entrevistados disseram que adiaram a compra ou locação de um imóvel. Deste montante, 64% afirmou que quer aguardar mais de sete meses para adquirir um novo imóvel.

Esse indicativo mostra que as pessoas apenas estão adiando planos, fazendo com que no pós-coronavírus a atividade econômica do setor imobiliário tenda a ser bastante promissora

Ainda pode ser cedo para afirmar, mas caso a demanda aumente quando a pandemia acabar, os preços dos imóveis podem subir. Por conta disso, uma boa dica é aplicar investimentos agora aproveitando as boas condições de pagamento. Especialistas apostam que o setor imobiliário será grande responsável pela retomada da economia.

Sendo assim, investir em imóveis é uma das opções mais seguras em tempos de crise. Nesse sentido, vale a pena optar pelo mercado de imóveis em Londrina, que tem crescido cada vez mais. A Gleba Imóveis está a disposição para te ajudar a encontrar o melhor imóvel dentro do que você procura. Entre em contato e aproveite!

Foto de Gleba Imóveis

por   21/09/2020 em Dicas, Investir em Imóveis

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.