5

Inicial > Investir em Imóveis > Fatores para a valorização e desvalorização de imóvel

11 nov
0
COMPAR-TILHAR

Fatores para a valorização e desvalorização de imóvel

Como valorizar imóvel é uma constante busca do mercado imobiliário, demandando certa análise sobre suas condições e, principalmente, ter a certeza de que o montante pedido é realmente compatível com seu valor real. Esta análise pode não ser uma tarefa simples, pois pode dar resultado em uma ocasião e ter efeito oposto em outra. Além disso, há características do imóvel que o proprietário pode não ter muito controle, como seu entorno. No entanto, no intuito de valorizar um imóvel, o proprietário tem controle sobre muitos aspectos que podem ampliar seu valor de mercado. Quais são os fatores de desvalorização de imóvel e quais são os fatores que fazem um imóvel valorizar?

Não há fórmulas prontas, pois tudo depende do ponto de vista social, econômico, do público a que se destina e dos anseios pessoais do comprador, mas uma boa apresentação do imóvel e a união dos três aspectos: custo, qualidade e utilidade, podem fazer do imóvel um grande negócio.

O que valoriza ou desvaloriza um imóvel?

Há alguns fatores que valorizam e também influenciam na depreciação de imóvel. Normalmente, isso gira em torno das necessidades do comprador, do quanto o comprador está disposto a oferecer pelo imóvel, sua dinâmica e estrutura familiar e se pretende alugar ou comprar.

O ideal é partir da localização do imóvel e da infraestrutura fornecida pelo entorno, analisando sua vizinhança, trânsito e vias de acesso, segurança da região, dentre outros fatores que o comprador ou o locatário julgar relevantes.

Não menos importante, está o imóvel em si. Sua área, conservação, planta, documentação e quaisquer outros fatores que possam melhorar suas qualidades e facilitar a vida do comprador após a aquisição. Apesar de tudo depender do estilo de vida, necessidades e anseios do comprador, é aqui que o proprietário vai se concentrar em como valorizar imóvel.

Dica: aproveite para conhecer a nossa oferta de e-book gratuito sobre dicas de investimento em imóveis.

 

imagem-aerea-gleba

Fatores que podem valorizar o imóvel

Tudo depende das necessidades do comprador. É necessário ficar atento a esses detalhes e nas expectativas do comprador para saber exatamente como valorizar imóvel.

  • Planta Baixa: A distribuição dos espaços é particularmente importante. Quem vai comprar gosta de personalizar o imóvel e, provavelmente, já estará pronto para isso, mas quem vai alugar normalmente não aprecia personalizações em demasia feitas anteriormente, pois podem significar investimentos extras em manutenção.
  • Piscina: Esse item de lazer pode agradar alguns compradores, outros não. Famílias que possuem crianças pequenas, animais ou idosos acabam enxergando as piscinas como um fator de risco. Além disso, o custo de manutenção pode assustar.
  • Áreas de lazer: Executivos ou famílias sem filhos podem não ver vantagem em áreas de lazer, enquanto que famílias com filhos crianças podem considerar isso vital.
  • Escadas: Casas com mais de um andar tem um apelo claro: maior área útil por menor metragem. No entanto, famílias com crianças pequenas ou idosos as evitam. Casas com quarto e banheiro no térreo podem levar vantagem na venda, mesmo possuindo escadas.
  • Garagem: Dependendo do poder aquisitivo da família, essa necessitará de mais ou menos espaço para carros e a ausência da garagem pode comprometer a venda ou aluguel de um imóvel.
  • Vista: Esse é um fator muito subjetivo. Há famílias que não se importam para que lado a janela aponta, outras se incomodam muito se as janelas derem para um prédio vizinho e lhe tirarem a privacidade.
  • Manutenção: A falta de manutenção em equipamentos básicos nas áreas molhadas ou até mesmo na rede elétrica pode fazer com que o comprador tenha muitas despesas com a reforma, e isso pode desvalorizar o imóvel.
  • Acesso: Famílias de alta renda podem considerar mais importante vias de acesso para carros. Já outras podem considerar mais importante acesso ao transporte público. De qualquer forma, a proximidade com terminais urbanos ou estações de trem ou metrô nas proximidades pode valorizar o imóvel, mas estar muito próximo desses serviços pode ter o efeito contrário.

 

Fatores que influenciam na desvalorização de imóvel

A busca em como valorizar imóvel pode ser comprometida por fatores que nem sempre estão sob controle do proprietário. Outros fatores podem ser revistos para ao menos não depreciar o valor do imóvel para além do necessário.

  • Documentação Enrolada: Documentos enrolados ou pendentes podem não apenas desvalorizar o imóvel, mas também fazer o comprador desistir da negociação.
  • Proximidade com Escolas: Casas muito próximas a essas instituições podem sofrer com barulho, trânsito de alunos — além de depredações, no caso de ser uma escola de baixo desempenho.
  • Proximidade com Polícia ou Prisões: Essas instituições podem dar uma sensação de segurança, desde que na distância correta. Muita proximidade pode significar para essas famílias assumir um risco, portanto o valor desses imóveis tendem a cair.
  • Segurança: De modo geral, imóveis localizados em áreas com maior índice de criminalidade ou de enchentes tendem a ter depreciação em seu valor.

Fatores que valorizam o imóvel

Esses são fatores que devem ter prioridade na busca de como valorizar imóvel, principalmente porque a maioria está ao alcance do proprietário e está relacionado ao zelo pelo imóvel.

  • Bom Planejamento: Um imóvel bem planejado tem uma boa distribuição dos espaços, estrutura pensada para evitar problemas, como pontos elétricos em locais estratégicos, vazão adequada de água da chuva e possibilidade para modificações futuras (como instalação de ar condicionado).
  • Boa Iluminação: Principalmente a natural, valoriza muito o imóvel. Janelas que recebem o sol da manhã são os mais valorizados. Um bom projeto luminotécnico influencia na percepção do ambiente, tornando-o mais aconchegante.
  • Acabamento: Um diferencial que atrai compradores é a pintura bem feita, piso bem colocado, manutenção e limpeza em dia. O contrário disso pode causar má impressão.
  • Condomínio e Segurança: Em caso de condomínios ou prédios, a aplicação do pagamento mensal ser bem utilizado na conservação do local e nas melhorias é extremamente valorizado.
  • Ambientes Integrados: Uma tendência arquitetônica é integrar ambientes. Uma simples cozinha americana pode impactar positivamente na venda ou aluguel de um imóvel.

Perguntas frequentes(FAQs):

1- Como a proximidade a áreas verdes pode influenciar na valorização de um imóvel?
A presença de áreas verdes não apenas melhora a qualidade de vida, mas também pode aumentar o apelo e, consequentemente, o valor de um imóvel.

2- Quais são os sinais de um bom desenvolvimento urbano em uma região?
Sinais incluem investimentos em infraestrutura, projetos urbanos sustentáveis e políticas governamentais que promovem o crescimento responsável.

3- Como a demanda do mercado pode afetar o valor de um imóvel?
Alta demanda geralmente leva a uma maior competição entre compradores, resultando em uma valorização mais rápida do imóvel.

4- Qual a importância de estar atento às tendências do mercado imobiliário?
Estar atualizado com as tendências permite antecipar mudanças nas preferências do consumidor, possibilitando ajustes estratégicos para manter a competitividade.

5- Como os ciclos econômicos podem influenciar a decisão de investir em imóveis?
Em períodos de crescimento econômico, o mercado imobiliário tende a prosperar, enquanto em recessões, a demanda pode diminuir, afetando a valorização.

Confira outros conteúdos:

Foto de Gleba Imóveis

por   11/11/2023 em Investir em Imóveis

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.