28

Inicial > Condomínios em Londrina com a Gleba imóveis > Tendências para mercados de imóveis em 2024

17 dez
0
COMPAR-TILHAR

Tendências para mercados de imóveis em 2024

Novo ano está aí, investidor! 2024 está acabando e o novo ano promete um clima mais favorável para a retomada de um cenário positivo para investimento em imóveis. Após alguns anos de instabilidade econômica, o terreno se firma e vale a pena analisar os empreendimentos e começar a investir: segundo dados da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) houve um crescimento de 15% de vendas em relação ao ano passado, somado a isso houve uma queda histórica da taxa Selic. Ambos os fatores impulsionam favoravelmente o mercado de imóveis.

Um dos fatores mais importantes para tomar a decisão de comprar ou investir em imóveis é saber analisar as tendências para mercados de imóveis em 2020. Aqui neste artigo vamos te guiar para as principais tendências tanto nacionais quanto de Londrina.

Fatores econômicos

A SELIC está em baixa histórica, acompanhe a movimentação dos últimos anos:

2014 – 11,75%
2015 – 12,25%
2016 – 14,25%
2017 – 12,25%
2018 – 6,5%
2019 – 5,5%
2020 – 2,00%
2021 – 3,50%

Analisando os números dos últimos 6 anos, podemos comparar que a taxa “mãe” vem em queda e favorece à compra de imóveis, aquecendo o mercado. É um fator muito importante para análise pois esta é a taxa regente de todas as outras taxas que entram na conta durante a compra do imóvel. Vale considerar ainda, que o mercado projeta para 2024 uma taxa ainda menor, em torno de 4,5%.

Mudanças que o governo fez em 2024 também irão continuar influenciando positivamente o mercado imobiliário, como a baixa de taxa de juros em financiamentos imobiliários da Caixa em Agosto, que contribuiu com a competição de outros bancos resultando na queda de taxas dos mesmos. É uma queda que irá favorecer um bom público que procura financiar um imóvel e pode contar como fator decisivo na hora da compra.

Há também um crescente interesse do brasileiro por investimentos em geral para vários negócios, principalmente o imobiliário. Isso demonstra um cenário de boas expectativas do brasileiro e aí podem ser observadas oportunidades para encontrar os clientes ou investidores ideal para seu empreendimento. Com ares mais positivos, o mercado é mais impulsionado por mais investimentos como os da bolsa e fundos imobiliários. Essa informação pode não ser diretamente relacionado sobre o mercado imobiliário, mas traz um panorama bem positivo e nele podem ser encontradas oportunidades para atrair clientes.

Novas tecnologias

Aplicativos lançados nos últimos anos mudaram bastante a forma de pensar e consumir. Uber e Airbnb são exemplos de maiores facilidades que temos em comparação há certo tempo atrás. Isso afeta também no mercado imobiliário.

Há uma maior tendência de procura por pessoas mais jovens ou que não pretendem se fixar em uma cidade em residências para alugar seja por poucos meses ou por um período maior.

A procura por espaços menores e mais úteis crescerá, e terão maior giro. Pode ser uma boa opção se preparar para este mercado, ainda mais para eventos sazonais como em época de vestibulares. É o exemplo da nossa cidade, Londrina, onde recebemos pessoas do Brasil inteiro para prestar os principais vestibulares da cidade e região.

Por outro lado registra-se um grande crescimento do público sênior nos meios digitais.
Estão cada vez mais engajados e exigentes. É um público diferente do que acabamos de mencionar e podemos focar em casas ou apartamentos de maior espaço proporcionando um maior conforto e estabilidade.

Não é tão recente, mas tem se popularizado bastante o uso de óculos de realidade virtual para uma melhor experiência do consumidor na hora de conhecer. Uma ideia interessante é investir nas imagens 360º. Existem diversos aplicativos para a criação deste tipo de fotos. E, com certeza, irá valorizar muito a divulgação de seu imóvel.

Comportamento do consumidor

Há alguns pontos importantes acerca dos clientes. Assim como já observamos o aumento do público idoso nos meios digitais e de jovens que procuram uma estadia temporária, verifique mais algumas tendências:

Uma queda do número de pessoas por família: a média de filhos é a menor comparada às décadas anteriores.
Há também o crescente número de profissionais trabalhando em casa, por Home Office.
Crianças estão cada vez mais dentro de casa consumindo jogos eletrônicos. Saem com menos frequência em ambientes abertos para brincar.
As pessoas estão cada vez mais confiantes em serviços por aplicativos, se o condomínio houver um diferencial interessante como por exemplo aviso de entregas, é um atrativo e vale ser mencionado.

Principais tendências em imóveis

Sustentabilidade

Em geral, todos os negócios tem se importado mais com causas ambientais, dentro da realidade e possibilidade de cada negócio. E por influência da publicidade e de instituições que atuam em prol dessa causa, o consumidor dá cada vez mais relevância à questões como esta. Por isso vale a pena considerar seu investimento em empreendimentos que valorizam o uso inteligente de recursos, como o aproveitamento de luz natural, utilização da água da chuva, reciclagem e outros.

Locais de alta demanda

Verificar com calma os lugares que o cliente potencial frequenta e o que consome faz toda a diferença na hora de direcionar a comunicação sobre sua oferta, seja aluguel ou venda. Para isto uma imobiliária é também muito bem vinda, pois tem com detalhes informações dos clientes potenciais (prospects) e saberá direcionar corretamente para o público alvo do seu imóvel.

Casais com filhos poderão optar por locais próximos a escolas e espaços culturais que promovem mais diversão e educação, por exemplo.

Maior investimento em áreas comuns

Não poderíamos deixar de mencionar, fazendo referência ao que apontamos antes sobre os hábitos das mais novas gerações de preferirem ficar em casa e também da tendência home office, que isso acaba valorizando imóveis que trazem diferenciais interessantes em áreas comuns. Há muitos condomínios com cada vez mais espaço em salões gourmet, promovendo confraternizações e festas. 

Pessoas que utilizam home office por exemplo podem procurar maior flexibilidade de horário e achar mais conveniente fazer academia no próprio condomínio, assim economizam tempo e conseguem ser mais efetivas.

Há também a crescente implementação de espaços abertos para trabalho – coworkings. São locais além de muito convenientes por estarem perto da casa do profissional, também favoráveis para novos contatos profissionais. 

Brinquedotecas para crianças; academias ao ar livre que dão preferência para exercícios mais leves; e salões de beleza e spa são outros exemplos de diferenciais que irão chamar atenção tanto de moradores quanto a de investidores.

Visão geral

Em suma, o segredo é sempre pensar na qualidade de vida que o seu imóvel pode proporcionar para quem for viver nele, seja você mesmo (é claro), ou o seu cliente. Mesmo que esteja apenas investindo, não tendo um contato direto nem com o empreendimento e nem com o comprador, pense também como se fosse o futuro morador. Pois é ele que faz o imóvel ter valor.

Apesar de não ser uma novidade, não poderíamos deixar de mencionar a importância do atendimento ao consumidor. Lembre-se também do importante papel da imobiliária. Para isto, a Gleba Imóveis está disposta a fazer o atendimento e assessoria ideal para você, fale conosco e continue se informando com a gente! Veja neste artigo as vantagens de alugar imóvel pela imobiliária.

Esperamos que este ano de 2020 seja melhor que o de 2019 para o mercado imobiliário e investimentos! Nos vemos!

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.