1

Inicial > Geral > Conheças as Vantagens de alugar um imóvel pela imobiliária

8 jul
0
COMPAR-TILHAR

Conheças as Vantagens de alugar um imóvel pela imobiliária

Uma das principais decisões a ser tomada sobre como alugar um imóvel pela imobiliária é se deve ou não solicitar a ajuda de um corretor de imóveis e de uma imobiliária. Um fator muito questionado é o valor do contrato de locação, mas não se engane: se colocarmos na ponta do lápis todos os serviços que uma boa imobiliária pode oferecer, acaba que o retorno é muito maior do que a taxa.

Alugar um imóvel exige muito trabalho e tempo, fatores que muitos proprietários não podem se dar o luxo de ter. O ideal é contar com a ajuda de um bom corretor de imóveis, tendo assim alguém encarregado de todos os possíveis problemas e dores de cabeça que o aluguel pode trazer para o investidor, facilitando todo o processo.

Neste artigo iremos abordar:

  • Problemas comuns na locação direta
  • Vantagens de alugar pela imobiliária
  • Desvantagens de vender ou alugar por conta própria
  • Como escolher uma imobiliária ideal e confiável

Problemas comuns de alugar direto com o proprietário

Grande parte dos proprietários procuram como alugar um imóvel pela imobiliária após terem experiências negativas na locação direta, seja com inadimplências nas contas de luz, água ou condomínio, problemas de atraso no recebimento do aluguel ou na conservação do imóvel. Isso porque as locações particulares geralmente são feitas sem nenhum cuidado especializado com os contratos e as garantias necessárias, enquanto que as imobiliárias estão em contato constante com órgãos que garantem um contrato sem falhas.

As imobiliárias também contam com vistoriadores que registram a condição do imóvel antes da locação, garantindo a integridade da propriedade, cenário que não ocorre com frequência nas locações diretas, contribuindo para que o imóvel desvalorize e sofra danos a cada locação.

Há também casos onde o proprietário do imóvel não possui conhecimento e não está familiarizado com o aluguel de apartamentos. Nessas situações é fundamental deixar o imóvel nas mãos de uma agência imobiliária especializada no assunto, facilitando seu trabalho na hora de alugar.

Além, as imobiliárias acompanham constante o mercado e sabem exatamente qual valor médio da locação de acordo com o tipo e idade do imóvel, região, entre outros fatores. Isso evita que de maneira particular o proprietário cometa falhas em pedir locação muito acima do mercado, o imóvel ficaria ocioso a longo prazo, ou muito abaixo do mercado, causando prejuízos ou arrecadação menor que o esperado.

Vantagens de alugar pela imobiliária

  1. Gestão de inquilinos adequados para sua propriedade

Um corretor imobiliário pode te ajudar a encontrar locatários adequados, economizando tempo e evitando períodos de vacância. A imobiliária utilizará todos os métodos de marketing disponíveis e necessários para garantir que sua propriedade seja divulgada para inquilinos que querem encontrar o imóvel.

O corretor também será responsável pelas inspeções abertas, momento importante para exibir a propriedade da melhor maneira possível. Toda a triagem profissional desses inquilinos também será tarefa do corretor, para garantir que o proprietário possa escolher os confiáveis e tenha acesso aos bancos de dados de locação. A imobiliária também realizará inspeções regulares no imóvel para certificar que os inquilinos estão mantendo a propriedade em bom estado de funcionamento.

O principal papel da imobiliária é atuar como uma ligação entre o locador e o inquilino, garantindo que ambas as partes possam se relacionar apropriadamente umas com as outras, esclarecendo mal-entendidos e resolvendo possíveis problemas.

 

  1. Lidar com toda a burocracia e eventualidades

Se houver qualquer problema com pagamentos atrasados ​​ou danos à propriedade, a imobiliária fornece um serviço de cobrança de dívidas, se necessário. Além disso, organizam reparos de emergência, manutenção e até lidam com o pagamento de várias contas. O gerente da propriedade ajuda a fornecer um serviço de gerenciamento completo, para ajudá-lo a evitar o desperdício de tempo e dinheiro. Algumas das tarefas que você pode esperar de uma boa imobiliária incluem:

  • Anúncio e comércio da propriedade;
  • Busca e seleção de potenciais inquilinos;
  • Gerenciamento das contas financeiras;
  • Inspeções de forma consistente;
  • Organização e fornecimento de comerciantes para reparos e manutenção.

 

  1. Cuidar de toda a documentação do aluguel

Ao administrar uma propriedade alugada, há muitos documentos envolvidos, incluindo contratos de aluguel, reparos, manutenção, regras e regulamentos de propriedades e muito mais. A imobiliária possui corretores especializados e capazes de manter toda a documentação e arquivos bem organizados e regularizados. 

O corretor também ficará atento às últimas regulamentações de zoneamento, leis estaduais e federais, valores de propriedade e direitos dos proprietários. A imobiliária realizará uma pesquisa de mercado imobiliário e ficará atenta  aos preços de aluguel da região escolhida para seu empreendimento, sempre aconselhando o proprietário em relação às condições atuais do mercado e sobre seu investimento. 

Com tudo isso sendo cuidado pela imobiliária, o investidor terá ajuda para saber se é hora de aumentar o aluguel ou realizar reparos necessários.

Desvantagens de vender ou alugar por conta própria

A menos que o investidor imobiliário tenha um amplo conhecimento sobre as leis de locações residenciais, é um grande risco e o empreendedor estará se colocando em uma posição desvantajosa ao administrar todo o aluguel sem um auxílio especializado.

Com a legislação sempre evoluindo, é um risco desnecessário não terceirizar todo esse serviço para uma imobiliária experiente em lidar com essas mudanças e complexidades, proporcionando muito mais tranquilidade aos investidores.

Alugar ou vender por conta própria pode até ser financeiramente menos custoso, porém ao colocar na balança todo o conhecimento de termos, prazos e leis que uma imobiliária possui, é um investimento que vale muito a pena pela taxa de administração cobrada. Toda a gestão da propriedade só estará segura com um conhecimento detalhado e prático da legislação de aluguel, conhecimento este que um corretor pode oferecer ao investidor.

Como escolher uma imobiliária ideal e confiável

Temos um artigo tratando especificamente sobre como escolher uma imobiliária de confiança em uma cidade grande como Londrina, mas quando se trata de encontrar a melhor imobiliária para cuidar da sua propriedade alugada, certifique-se de encontrar uma que trabalhe duro para proteger seu investimento. 

Compare as qualificações e certifique-se de encontrar uma imobiliária especializada em gerenciamento de propriedades, como é o caso da Gleba Imóveis, que está sempre disponível para atender qualquer problema ou demanda que possa ocorrer no imóvel, bem como tirar qualquer dúvida durante as etapas do processo.

Foto de Erik Severo

por — Corretor   08/07/2019 em Geral

Chefe de Manutenção e Corretor na Gleba Imóveis - CRECI F31072

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.