4

Inicial > Dicas > Oportunidade: Redução nas taxas de juros em financiamento imobiliário

16 ago
0
COMPAR-TILHAR

Oportunidade: Redução nas taxas de juros em financiamento imobiliário

Juros sempre foi um dos fatores mais importantes durante a decisão de um financiamento, não é mesmo? Seja para quem quer morar ou investir em um imóvel, a Caixa rebaixou as taxas de juros sobre financiamentos imobiliários

A maior taxa praticada pelo banco caiu de 11,00% + Taxa Referencial (TR, atualmente em zero) para 9,75% + TR. Já a menor taxa praticada para quem possui relacionamento com a instituição financeira foi reduzida de 8,75% + TR para 8,5% + TR. Essa é uma ótima notícia para quem precisa ou prefere financiar um imóvel, oferecendo um ótima janela de oportunidade para aquisição de  um novo imóvel.

No final de julho, o Banco Central anunciou a redução da taxa Selic. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a Selic em 0,5 ponto percentual, chegando a 6% ao ano. Com isso, os principais bancos do país anunciaram redução da taxa de juros de crédito. 

Neste artigo vamos te mostrar tudo sobre a redução da taxa de juros financiamento imobiliário 2019, suas aplicações, e é claro, nossas dicas para seu uso. Confira: 

  • Procura por moradia própria? Considere o Sistema Financeiro Habitacional
  • Redução da Selic derruba taxas de juros de vários bancos
  • A taxa se iguala ao Sistema Financeiro Imobiliário
  • Detalhes Finais

Vale lembrar que não é necessário que opte por este banco. A Caixa, atualmente, é o banco de maior participação no mercado imobiliário, e com esta redução, o mercado se torna mais positivo para a compra de imóveis, pois há a grande possibilidade de outros bancos tomarem a mesma prática, considerando esta ação como uma forma de bater a concorrência. 

Procura por moradia própria? Considere o Sistema Financeiro Habitacional

Para o financiamento habitacional (SFH), a taxa caiu de TR+8,75% para TR+8,5% (ao ano), uma queda de 0,25%. Considere a taxa referencial (TR) do mês em que fazer o financiamento. Essa redução já representa oportunidades nos juros praticados para aquisição de imóveis por financiamento.

Há algumas restrições para o uso deste sistema, e são estas restrições que o caracterizam melhor como habitacional, mas é claro que isso não o impede e você pode usá-lo como investimento. 

A principal característica é que ele se destina apenas a imóveis residenciais onde o contratante reside ou trabalha. Caso esteja com dúvidas sobre em qual optar – casa ou apartamento – temos o guia perfeito para você.

Outro ponto importante é que nesta modalidade há um limite de valor desses imóveis: até R$ 1,5 milhão. Sendo assim, uma ótima margem para escolha de imóveis para financiar. Inclusive, a cidade de Londrina conta com opções excelentes de imóveis até 500 mil, seja para moradia ou investimento. Com a redução da taxa de juros e a qualidade dos imóveis disponíveis dentro dessa faixa na cidade, não restam dúvidas que Londrina se reafirma como um ótimo lugar para se investir e viver com qualidade de vida.

Talvez o fator mais atrativo deste modo seja a possibilidade de uso do seu FGTS, sob as condições de que deve ter contribuído por mais de três anos, não estar utilizando-o em outro financiamento, e do contratante não possuir outro imóvel em seu nome na região. Para quem vai morar junto com outra pessoa, há a possibilidade de somar as duas contribuições.

Temos um material imperdível para quem busca o melhor para morar em Londrina: Guia da Gleba Palhano: um investimento em qualidade de vida.

Redução da Selic derruba taxas de juros de vários bancos

Após o anúncio da redução da Selic, os principais bancos do país anunciaram redução dos juros.

O Banco do Brasil, por exemplo, afirmou que nas linhas de financiamento imobiliário para pessoa física, as taxas mínimas passarão de 8,49% para 8,29% ao ano, na aquisição pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 8,85% para 8,65% ao ano na linha aquisição PF-CH (carteira hipotecária).

Agora os interessados na aquisição de novos imóveis contam com melhores condições no mercado para financiamento, e melhor do que isso, é ter a possibilidade de ter mais instituições financeiras interessadas nas reduções de juros, o que fomenta consideravelmente o mercado imobiliário.

E olha que interessante. O setor financeiro espera que a taxa Selic possa ter maior redução até o final deste ano, chegando a taxa de 5%, o menor patamar dos últimos anos, o que contribuirá ainda mais para o mercado de imóveis.

A Gleba Imóveis pode te ajudar a tirar todas as dúvidas quanto a estas novas oportunidades que o mercado favorece para compra de novos imóveis por financiamento.

A taxa se iguala ao Sistema Financeiro Imobiliário

Aqui encontramos maiores liberdades, e nela pode-se aproveitar para aplicar em investimentos. E com esta nova mudança, a taxa é a mesma para o Sistema Habitacional: de TR+9,75% para TR+8,5% a.a. Então, neste caso, a queda foi maior, de 1.25%.

Nesta categoria de financiamento é permitido seu uso tanto para imóveis residenciais, quanto comerciais. Além de o valor do imóvel não necessariamente estar limitado em até R$1,5 mi, te dando uma abertura maior para investir em imóveis corporativos, rurais ou de luxo

Um detalhe importante é que você não poderá utilizar o FGTS, porém, é permitido o uso de fundos de pensão e também de renda fixa.

Isto amplia o seu leque de opções durante a escolha de um investimento. Aqui vão alguns artigos para quem procura investir em imóveis:

Detalhes Finais

Para quem optar em não ter vínculo com a Caixa, houve uma queda também na chamada “taxa de balcão”, passam de TR+11% para TR+9,75% a.a.

É necessário saber que esta taxa varia dependendo do tipo de relacionamento que o cliente tem com o banco. 

E também ficar atento às outras possíveis taxas, a dica é saber mais sobre o Custo Efetivo Total (CET): a soma das taxas além das parcelas do financiamento e os juros, nela incluem seguros, tarifas de administração do imóvel, valores referentes à tarifa de avaliação e a taxa de juros do contrato.

O que achou dessas alterações? Foi uma rebaixa significativa? A redução na taxa de juros financiamento imobiliário 2019 é o empurrão de que precisava para adquirir seu imóvel novo com  melhores condições de investimentos. ☺

Vale ressaltar que as porcentagens apresentadas foram consultadas no período de agosto de 2019. 

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.