4

Inicial > Dicas > Tudo sobre Financiamento de Imóveis

9 out
0
COMPAR-TILHAR

Tudo sobre Financiamento de Imóveis

Já pensou em como financiar um imóvel para poder chamá-lo de seu? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o financiamento de imóveis é fácil e compensa para o comprador, por conta do número de parcelas que podem ser feitas. Além disso, a ajuda de uma imobiliária é essencial, visto o conhecimento dela no assunto.

O desejo de ter um imóvel próprio vem cercado de dúvidas e inseguranças sobre vários aspectos, como pagamento, juros, análise de crédito ou até qual melhor momento para fazer isso. Por esses questionamentos que a imobiliária te ajudará a ver a melhor opção e solucionar possíveis dúvidas que surgirem no caminho.

Nesse artigo vamos esclarecer:

  • O que é financiamento imobiliário
  • Condições de financiamento
  • Como financiar um imóvel
  • Melhor momento para comprar um imóvel

O que é financiamento imobiliário

Uma das formas mais acessíveis para realizar o sonho de ter um imóvel próprio é o financiamento imobiliário. Porém para dar esse passo, surgem algumas dúvidas envolvendo algumas burocracias.

Quando um comprador financia um imóvel, ele pega dinheiro emprestado com um banco e paga, em prestações e com juros, esse retorno. Portanto, o comprador paga um valor de entrada pelo imóvel e pede emprestado ao banco o restante, que será pago em parcelas acrescidas de juros.

A propriedade já fica veiculada com a pessoa que fez o pedido de financiamento, ou seja, ela é reconhecida legalmente como proprietária do imóvel, podendo até o utilizar.

Condições de financiamento

O financiamento pode ser feito com diversos bancos, mas cada um possui suas condições de pagamentos, taxas de juros, duração dos contratos e quanto do imóvel pode ser financiado.

Para transformar esse processo em algo mais simples, a imobiliária te dará todo o suporte. Portanto, inicialmente verifique as condições de cada banco e converse com o gerente.

Caso você seja cliente do banco escolhido, ele consegue obter mais informações sobre seu perfil e oferecer taxas melhores e aprovar o crédito de forma mais rápida.

Como financiar um imóvel

Atenda os pré-requisitos

Normalmente, os pré-requisitos são: ser maior de 18 anos, comprovar renda suficiente para mostrar que você tem capacidade de quitar as prestações e não ter o nome em órgãos de proteção ao crédito, como SPC, SERASA, entre outros.

Faça a simulação do financiamento

Este passo é importante e pode ser feita de maneira rápida pelo site da Gleba Imóveis na simulação de crédito imobiliário. Escolha o banco com as melhores condições de pagamento e taxa de juros para você, que seja um valor suficiente para sua necessidade e para a duração do contrato.

Compareça ao banco e faça seu cadastro

Conversar com o gerente é ideal para conferir suas condições para o financiamento e o que ele irá te oferecer. Para abrir a solicitação, será pedido a entrega de documentos pessoais para dar início ao processo de análise de crédito.

Análise de crédito

Após a entrega da documentação, suas informações passarão por uma análise de crédito. Nessa etapa, o banco confirma seus dados, verifica se seu nome é cadastrado na lista de restrição ao crédito e analisa se sua renda é suficiente para quitar o financiamento completo. Cada aspecto é levado em consideração antes da pré-aprovação do financiamento. Normalmente, o valor concedido para o financiamento não pode comprometer mais que 30% da renda em suas parcelas.

Avaliação do imóvel

O imóvel que você deseja financiar passará por uma avaliação feita pelo próprio banco para confirmar o valor demonstrado por você. O prazo do laudo é de aproximadamente 15 dias para ser concluído. Nesta etapa, o banco também verifica dados do vendedor para certificar que o imóvel não tem nenhuma pendência judicial ou legal.

Assinar o contrato

Após a confirmação do valor e detalhes do imóvel, você e o vendedor deverão assinar um contrato, registrando em um Cartório de Registro de Imóvel, para reconhecer o proprietário do imóvel. Para registrar o imóvel, há um custo que varia com cada estado e de acordo com o valor do imóvel. Além disso, também incide o ITBI, Imposto de Transmissão de Bens de Imóvel.

Pagar as parcelas

Nesta etapa, você deverá cumprir o financiamento do imóvel pelas condições estabelecidas no contrato. As parcelas do financiamento poderão durar até 35 anos por serem uma linha de crédito de longo prazo. Há também a opção de quitar o financiamento do imóvel antes, para isso entre em contato com o banco.

Registrar o termo de quitação

Após cumprir o contrato do financiamento do imóvel, a instituição financeira emite o termo de quitação de imóvel, que comprova que você concluiu o que estava acordado no contrato.

Você pode solicitar a averbação da quitação na matrícula do imóvel pelo registro do termo de quitação de imóvel no Cartório de Registro de Imóvel, possibilitando a transação do bem para terceiros.

Melhor momento para comprar um imóvel

Alguns fatores devem ser considerados na compra do imóvel. Um dos principais é aproveitar a redução de juros que os bancos oferecerem. Além disso, a melhor época para comprar imóveis é no fim do ano, quando se recebe o 13º salário. Por fim, mas não menos importante, tenha um planejamento! Saiba quanto você possui de renda, qual seu dinheiro disponível, se está em um emprego estável e se o imóvel atende suas necessidades pessoais. Converse com uma imobiliária para uma melhor orientação sobre isso.

Neste vídeo explicamos e mostramos de forma prática e com um depoimento as vantagens de financiar um imóvel:

Gostou deste post? A Gleba Imóveis está à disposição para te ajudar a realizar o sonho de ter um imóvel próprio.

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.