Inicial > Investir em Imóveis > Saiba como usar o FGTS para comprar um imóvel
Adquirir a casa própria é o sonho de todo brasileiro. Deixar de pagar aluguel, fazer aquela reforma em um imóvel que é seu, a segurança de uma moradia, tudo isso envolve objetivos de vida, não é mesmo?
Infelizmente comprar um imóvel não é tarefa fácil. Muitas vezes, envolve planejamento financeiro. Mas você sabia que há recursos que contribuem ou facilitam a aquisição de um novo imóvel? Além de financiamentos e seguros, você pode usar o seu FGTS para comprar imóvel. Isso é um assunto que gera muitas dúvidas. Aqui na imobiliária Gleba Imóveis, por exemplo, muitos sonhos foram realizados com a compra de casas e apartamentos usando o FGTS.
Continue na leitura que vamos explicar em detalhes tudo a respeito do FGTS para comprar imóvel. Principais assuntos:
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um benefício garantido em lei pago pelo empregador ao funcionário e depositado na Caixa Econômica Federal. Inicialmente, trata-se de um recurso utilizado como reserva financeira em caso de demissão. Porém, em determinadas condições e regras, você pode usar o seu FGTS para comprar imóvel, mesmo estando empregado, sendo a única ocasião possível de usar o Fundo de Garantia sem demissão.
O uso desse recurso se aplica em determinadas condições. Vamos conhecê-las?
Você pode usar valor integral ou apenas parte do Fundo de Garantia arrecadado. Mas para isso, é necessário se enquadrar às seguintes regras:
A primeira regra é que há um limite no valor do imóvel, que deve ser de no máximo R$ 700 mil, de acordo com preço estipulado pelo Sistema Financeiro de Habitação vigente, ou seja, esse valor é alterado com frequência de acordo com o setor financeiro.
Aproveite para conhecer algumas opções de imóveis até R$ 500 mil em Londrina.
Outra regra importante é que o imóvel deve estar localizado na área urbana e ser utilizado apenas para moradia. Sendo assim, não pode ser usado para fins comerciais, como locação às empresas e nem alugar para outras pessoas.
O recurso também pode ser usado para quem deseja construir um imóvel. Isso mesmo, se já tiver um terreno no seu nome, os valores do FGTS podem ser usados para a construção, financiando assim a compra dos materiais, por exemplo.
É preciso que um agente financeiro, como banco ou instituição de crédito, peça para a Caixa Econômica Federal acesso ao FGTS do trabalhador com provas que o interessado no imóvel se enquadre nas regras aqui citadas. A Caixa apenas regulamenta e controla os recursos do Fundo de Garantia, não é preciso ter produto no banco estatal.
O trabalhador não terá acesso direto aos valores. Se tudo estiver certo, dentro de 5 a 7 dias o valor solicitado é depositado diretamente à conta do vendedor do imóvel ou aos estabelecimentos que vendem materiais de construção, caso esteja a construir o imóvel novo.
Mas vale salientar que o processo depende também da aprovação de financiamento e outras documentações financeiras que podem atrasar a alocação dos valores do FGTS, que pode levar em torno de 90 dias.
O valor equivalente ao uso do FGTS é isento do Imposto de Renda. Geralmente o valor usado do benefício não contempla todo o valor do imóvel.
Na hora de declarar o Imposto de Renda, é preciso informar o valor total do imóvel na seção Bens e Direitos. Já na seção Rendimentos Isentos e não Tributáveis deve informar o valor utilizado do FGTS.
Quer usar FGTS para comprar um imóvel em Londrina? A Gleba Imóveis conta com equipe de corretores altamente profissionais para te ajudar na escolha de um imóvel, em especial na região sul de Londrina!
27 de março de 2025
27 de fevereiro de 2025
10 de junho de 2024
7 de novembro de 2023
1 de novembro de 2023
28 de outubro de 2023