31

Inicial > Apartamento > Como alugar um imóvel em Londrina: guia passo a passo

20 set
0
COMPAR-TILHAR

Como alugar um imóvel em Londrina: guia passo a passo

Mesmo que pareça desafiador, escolher um imóvel para alugar pode ser muito tranquilo quando você sabe o que procura, consegue se planejar bem e, principalmente, encontrar uma imobiliária de qualidade para te ajudar durante todo esse processo. 

Se você está passando por esse momento tão importante, acompanhe este guia passo a passo para alugar um imóvel em Londrina que nós, da imobiliária Gleba Imóveis, preparamos. Nossa intenção é te ajudar a entender cada uma das etapas do processo de locação e te apresentar os melhores imóveis de Londrina. Acompanhe: 

1- Entenda suas necessidades:

O primeiro passo para alugar um imóvel em Londrina é compreender suas necessidades e definir seus critérios de busca do imóvel ideal. Se você planeja morar sozinho, um imóvel mais compacto é uma ótima opção. Agora, se você está se mudando com a família, é aconselhável considerar um imóvel mais amplo, com dois ou mais quartos.

Além disso, é importante decidir entre alugar uma casa ou um apartamento. Essa escolha depende muito de suas preferências pessoais e das características que mais valoriza em sua futura residência. 

Optar por um apartamento pode oferecer vantagens como maior segurança e controle de acessos. Por outro lado, escolher uma casa proporciona algumas vantagens, como a oportunidade de desfrutar de um quintal aberto, jardim, maior exposição à luz solar durante o dia e maior privacidade, já que não há tanta interação com vizinhos.  

2- Defina um valor aproximado de despesas mensais:

Depois de identificar o imóvel ideal para você, o próximo passo de como alugar imóvel em Londrina é estabelecer um valor aproximado que você poderá destinar ao aluguel, somando também custos aproximados com energia, água e gás. Se você optar por um apartamento, também deve levar em consideração os custos associados ao condomínio.

Neste momento, uma boa dica para alugar um imóvel em Londrina é criar uma planilha ou lista detalhando todas as suas despesas fixas mensais. Isso inclui gastos com alimentação, transporte, educação e outros compromissos financeiros. Avalie também se o IPTU do imóvel em questão já está quitado ou deverá entrar na sua planilha de gastos. Ao considerar todas essas despesas, você pode avaliar se essa estimativa está dentro do seu orçamento.

contadora-gleba

Um princípio recomendado por especialistas é que o valor do aluguel não comprometa mais do que 30% de sua renda total. Essa diretriz ajuda a garantir que você possa manter um equilíbrio financeiro saudável, atendendo às suas necessidades e evitando estresse financeiro.

3- Escolha a localização ideal:

Após estabelecer suas preferências pessoais e determinar um valor aproximado para despesas mensais, é hora de definir a localização na qual você deseja alugar imóvel em Londrina. Essa decisão é igualmente importante às outras e deve estar alinhada com suas necessidades, rotina e estilo de vida. 

Primeiramente, se você estuda ou trabalha fora de casa, é essencial ponderar sobre a proximidade do imóvel com seu local de trabalho ou estudo, pois isso afeta diretamente a sua rotina e a conveniência do deslocamento. Você pode optar por viver em uma região mais central, o que facilita o acesso a grandes comércios, serviços e opções de entretenimento, ou pode preferir um bairro mais tranquilo e residencial, especialmente se valoriza a serenidade e comércios mais artesanais.

Além disso, critérios como segurança e infraestrutura na região também merecem atenção. Pesquise informações sobre o nível de segurança local, a qualidade da infraestrutura (saneamento básico, rede elétrica, de água, de esgoto) e a presença de serviços essenciais, como supermercados, farmácias, hospitais, escolas e outros. Considere também as amenidades que a região oferece, como parques, áreas de lazer e centros comerciais, pois isso pode influenciar significativamente a sua qualidade de vida.

Na Gleba Imóveis, temos diversos imóveis disponíveis para alugar na Gleba Palhano –  uma das regiões que mais cresce em Londrina, além de ser segura, familiar e com diversas facilidades e comodidades. Clique aqui e conheça as vantagens desse bairro!

banner-gleba-imoveis

4- Procure por imobiliárias na região:

O próximo passo crucial no processo de como alugar imóvel em Londrina é a pesquisa e seleção de imobiliárias confiáveis que possam atender às suas necessidades da melhor forma. Essa etapa pode ser conduzida de duas maneiras principais: online, por meio da exploração dos sites das imobiliárias locais, ou por meio de contato direto com um corretor de imóveis de sua confiança.

Para escolher uma imobiliária de confiança em Londrina, procure por avaliações no Google, avalie o site e as redes sociais da empresa, peça indicações a amigos e entre em contato para analisar o atendimento. Assim, você conseguirá conhecer melhor o perfil daquela imobiliária a fim de tomar sua decisão.

Em nosso site, oferecemos diversas opções de imóveis para alugar em Londrina, abrangendo apartamentos, casas e espaços comerciais. Disponibilizamos informações detalhadas sobre cada propriedade, incluindo fotos, especificações técnicas e valores, otimizando ainda mais o seu processo de como alugar imóvel em Londrina. 

Nossa equipe altamente qualificada também está à disposição para prestar assistência personalizada, ajudando você a alugar o imóvel em Londrina que melhor se encaixa em seu perfil e orçamento. Fale conosco!

equipe-gleba-imoveis

5- Visite os imóveis e verifique toda a estrutura:

Uma vez que você encontrou um imóvel que corresponda exatamente ao que você procura, é de extrema importância agendar uma visita ao local para avaliar minuciosamente toda a estrutura e o acabamento do imóvel.

De acordo com a Lei do Inquilinato, o proprietário que aluga o imóvel tem a responsabilidade de entregá-lo em condições adequadas de habitação e, se necessário, realizar as manutenções para garantir isso. Portanto, uma dica crucial para alugar imóvel em Londrina é que você, como inquilino, verifique cuidadosamente a procedência do imóvel e confirme se ele está em conformidade com as condições prometidas pela imobiliária.

Para oferecer tranquilidade e segurança para todos os locatários e locadores, nós, da Gleba Imóveis, temos o cuidado de avaliar a qualidade de cada imóvel e acompanhar todo o processo de vistoria deles, garantindo que seja feita uma análise rigorosa.  

6- Cheque a documentação e assine o contrato

Depois de ter visitado os imóveis que você se interessou e ter escolhido um, chegou o momento de dar início ao processo de locação do seu imóvel em Londrina, checando toda a documentação e assinando o contrato de locação! 

Para o locatário, os documentos necessários são: 

  • CPF e RG;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de rendimento, que, geralmente, deve ser superior a 03 vezes o valor do aluguel líquido;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração de Imposto de Renda completa. 

Em alguns casos, o processo de locação em Londrina exige que o locatário escolha um fiador ou então, seguro fiança. No primeiro caso, é necessário que a pessoa indicada como fiador apresente alguns documentos, como:

  • CPF e RG;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de rendimento, preferencialmente superior a 3 vezes o valor do aluguel líquido;
  • Comprovante de residência;
  • Registro de matrícula de imóvel atualizada dos últimos 30 dias;
  • Certidão de inteiro teor e de ônus reais do imóvel;
  • Declaração de Imposto de Renda completa.

Caso o locatário tenha a opção de escolher o seguro fiança e prefira isso, é necessário adiantar 3 vezes o valor do aluguel e deixá-lo com a imobiliária. Caso não haja atrasos de pagamento, o valor é devolvido ao final do processo de locação em Londrina. 

Aqui na Gleba Imóveis, temos outras opções de garantia, além do fiador e do seguro fiança. Se tiver interesse em saber mais, entre em contato conosco! 

Após reunir todos esses documentos, uma dica essencial para alugar imóvel em Londrina é ler minuciosamente o contrato de locação. Certifique-se de que todas as condições acordadas anteriormente, como valor do aluguel, prazo de locação e responsabilidades de ambas as partes estejam refletidas no contrato.

contrato-gleba

Se você tem alguma dúvida sobre as responsabilidades do proprietário e inquilino, temos um artigo completo que pode te ajudar. Clique aqui e confira! 

Alugue seu imóvel com a Gleba Imóveis! 

Com esse guia passo a passo para alugar imóvel em Londrina, nós esperamos que você consiga tranquilamente encontrar o lar dos seus sonhos! Para isso, conte com a Gleba Imóveis, uma imobiliária experiente e que oferece os melhores imóveis da região.

banner-gleba

Foto de Gleba Imóveis

por   20/09/2023 em Apartamento

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.