4

Inicial > Dicas > O que é Fundo de Investimento Imobiliário (FII)?

18 jan
0
COMPAR-TILHAR

O que é Fundo de Investimento Imobiliário (FII)?

Saiba o que é FII | O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma modalidade de aplicação que está em alta para quem quer viver de renda. O brasileiro sempre considerou o mercado imobiliário como aposta certa para isso e não é por acaso, pois investir em um imóvel para viver dos valores de aluguéis é considerado um investimento seguro.

No entanto, há dificuldades em adquirir um imóvel e alugá-lo, pois é uma operação de alto custo, com muitas burocracias. Pode levar anos até o proprietário conseguir equacionar os custos de compra do imóvel com a renda dos aluguéis.

Os FFIs ajudam o investidor exatamente nisso, pois não é necessário grandes investimentos para lucrar com imóveis e, na prática, o investidor adquirirá junto a uma administradora quotas a partir de R$20 que serão utilizadas na compra de imóveis que poderão ser alugados, arrendados ou alienados. O investidor então passará a receber mensalmente um montante compatível à sua quota, baseada na valorização da negociação. Simples assim.

 

Por que investir em Fundos Imobiliários?

Investir em imóveis para viver de renda é uma prática muito comum. No entanto, o dono do imóvel enfrenta uma série de dificuldades, como adquirir um bom imóvel, burocracias, impostos (como o ITBI), custos cartoriais, documentação, reforma, advogados para avaliação de contratos. Após isso, ainda deverá se preocupar em encontrar locatários, o que provavelmente envolverá a contratação de um corretor.

Há ainda outros problemas, como a administração do imóvel, vacância (período em que o imóvel permanece vazio) e inadimplência. Caso o dono do imóvel deseje vendê-lo, ainda enfrentará a falta de liquidez. Como se não bastasse, incide no Imposto de Renda até 27,5% sobre tudo o que o dono do imóvel receber.

Já os Fundos de Investimento Imobiliários superam esses problemas. A administradora é quem cuida de todo o processo do imóvel e apenas repassa aos investidores os dividendos ganhos. O investidor ainda pode não apenas receber dos fundos, mas também negociá-los através de plataformas específicas, comprando e vendendo novas frações de imóveis urbanos, comerciais ou rurais, a um custo baixíssimo.

É como investir em imóveis físicos, porém sem burocracias e ainda com uma série de vantagens.

 

Vantagens e Desvantagens do FII – Fundo de Investimento Imobiliário

Ausência de burocracias, menores riscos, diversificação de capitais e baixo investimento inicial são características muito atraentes dos FIIs, que são geridos por profissionais. Além disso, para quem tem habilidades com a Bolsa de Valores, pode comprar ou vender quotas e lucrar ainda mais com esse mercado, com uma liquidez bem melhor e diversificação de capitais.

O valor investido em relação ao retorno é muito bom, pois o investidor injeta um montante bem menor do que o necessário para se adquirir um imóvel (com quotas a partir de R$20) e recebe os dividendos isentos de IR, que são pagos apenas em momentos pontuais, como na valorização das quotas negociadas em Bolsa de Valores e apenas ao mês seguinte à venda dos ativos.

Apesar de não poder comprar um imóvel específico, é possível adquirir frações de grandes empreendimentos, como shoppings ou conglomerados comerciais (que atraem ótimos locatários) e receber mensalmente os lucros conforme os aluguéis são pagos. Assim, os rendimentos acabam dando um retorno bem melhor do que comprar um imóvel e locá-lo, ou até mesmo do que outros fundos de investimento, como os Títulos do Tesouro Direto.

Ainda há as vantagens inerentes ao mercado imobiliário. Os aluguéis são anualmente ajustados conforme a inflação (través de índices como Selic, IGP e IPCA), tornando o investimento à prova de inflação. Esse, inclusive, é um dos maiores responsáveis por tornar o investimento em imóveis seguro, inclusive em épocas de crise, pois, historicamente, foi um dos poucos mercados que atravessaram bem os períodos de crise brasileiro.

 

Como escolher os melhores FIIs?

Assim como qualquer outro tipo de investimento, existem as opções mais rentáveis e as mais conservadoras, tudo vai depender do perfil do investidor e de quanto risco está disposto a assumir, apesar de haver opções para todo perfil de investidor.

Os riscos envolvidos no mercado dos FIIs são os mesmos do mercado imobiliário em geral: Valorização do imóvel pela localização, rescisão contratual, vacância, inadimplência, baixa liquidez. No entanto, os Fundos de Investimento Imobiliários possuem mecanismos que contornam a maioria desses problemas, minimizando-os.

O investidor deve considerar os seguintes aspectos ao aderir à esse mercado: O tipo de imóvel, sua localização, tipos de inquilinos que esse imóvel atrairá, o valor do investimento e – principalmente – a gestão do fundo.

Há imóveis destinados às instituições educacionais e bancárias, que geralmente pagam menos, mas é um investimento mais seguro. Shoppings dão um retorno melhor, com menor problemas de vacância. Já um conglomerado comercial tendem a dar mais lucros e a ter menos problemas com inadimplência, mas a vacância é maior.

Além disso, há de se observar se o imóvel já está pronto, se está em etapa de construção ou é vendido na planta. A maior aposta são os imóveis na planta, pois o investimento é relativamente baixo e a valorização pode ser alta, potencializando os ganhos, mas representando um maior risco no investimento. Já imóveis prontos dão um retorno mais garantido, mas apenas com os aluguéis.

No fim, quem oferece os planos são as corretoras, portanto verifique com eles todos os aspectos dos fundos oferecidos e os compare. No geral, os Fundos de Investimento Imobiliários apresentam riscos baixos a moderados, com baixo valor de investimento inicial e principalmente diversificação de capitais, ou seja, o investidor pode dividir os montantes que deseja aplicar em diferentes planos dando ênfase a um ou outro conforme o seu perfil.

Dica: saiba como avaliar um imóvel

 

Como investir em Fundos Imobiliários?

Primeiro, é importante se cadastrar junto a uma corretora de valores. As cotas de FIIs só podem ser negociadas pela Bolsa de Valores ou no mercado de Balcão Organizado, portanto apenas através de uma gestora é possível adquirir as cotas. Essa é uma boa notícia, pois é a corretora que se encarregará de todos os processos administrativos e burocráticos do negócio.

O investidor deverá preocupar-se apenas em escolher os fundos que se identificar melhor, segundo seu perfil de investidor, e dividir o capital em aportes maiores ou menores conforme achar mais conveniente. De posse das quotas, poderá negociá-las inclusive em mercados secundários – como a Bolsa de Valores, de forma fácil através de plataformas home-broker.

Dica: conheça os melhores condomínios em Londrina.

 

Conclusão:

Ao compreender o que é Fundo de Investimento Imobiliário, percebemos que se trata de uma ferramenta poderosa para investidores que buscam rentabilidade, diversificação e praticidade. Através da participação em FIIs, é possível explorar o vasto universo do mercado imobiliário de maneira acessível e eficiente.

Em suma, os Fundos de Investimento Imobiliário oferecem uma porta de entrada para o mundo dos investimentos imobiliários, democratizando o acesso e proporcionando oportunidades valiosas para aqueles que desejam construir um portfólio sólido e rentável.

 

Perguntas frequente(FAQs):

1- O que é um Fundo de Investimento Imobiliário (FII)?
Um FII é um veículo de investimento que permite a participação de investidores em empreendimentos imobiliários, sem a necessidade de adquirir propriedades físicas.

2- Como os FIIs funcionam?
Os FIIs operam através da capitalização de diversos investidores, formando um fundo destinado à aquisição e gestão de ativos imobiliários.

3- Quais são as fontes de renda de um FII?
A principal fonte de renda de um FII provém dos aluguéis e valorizações dos imóveis que compõem o portfólio do fundo.

4- Quais são as vantagens dos FIIs para os investidores?
Os FIIs oferecem vantagens como diversificação com baixo investimento inicial, liquidez, facilidade de negociação, gestão profissional e transparência.

5- Qual é o valor mínimo para investir em um FII?
O valor mínimo para investir em um FII pode variar, mas geralmente é acessível, permitindo a participação de investidores com diferentes perfis.

 

Ficou com dúvida ou quer saber mais sobre Fundo de Investimento Imobiliário? Não deixe de falar conosco através do nosso formulário!


 

Confira outros conteúdos:

Foto de Gleba Imóveis

por   18/01/2018 em Dicas, Geral

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.