1

Inicial > Geral > Morar em Casa ou Apartamento? Os critérios para a melhor escolha

17 out
0
COMPAR-TILHAR

Morar em Casa ou Apartamento? Os critérios para a melhor escolha

Bem-estar | Segurança, privacidade, autonomia, localização, vizinhos e cuidados com manutenções são algumas das questões que envolvem a decisão quando se está em dúvida entre morar em casa ou apartamento. A melhor opção varia de acordo com as características, objetivos e estilo de vida de cada pessoa. O importante é ter em mente o que contribui para o bem-estar. Hoje nós vamos tentar te auxiliar apresentando alguns pontos importantes que você pode considerar. Vem comigo!

Ilustração: morar em apartamento ou casa - imagem de um apartamento

Você prefere maior privacidade?

A privacidade é um aspecto central quando o assunto é ter a própria casa. Todos gostamos de privacidade. Se você é casado, tem filhos ou simplesmente quer receber visitas com privacidade, morar em uma casa talvez seja a opção mais aconselhada. Isso porque, em geral, os apartamentos possuem pouco bloqueio acústico, além de regras com relação a horário de silêncio e afins. Essa maior privacidade e liberdade são algumas das vantagens de morar em casas.

Você tem tempo para investir em manutenções?

A ideia de ter algumas horas sobrando, em algumas rotinas, não costuma ser uma possibilidade. A sua rotina é uma delas? É bom considerar que cuidar de uma casa com pátio, por exemplo, requer mais tempo de dedicação, ou ao menos o investimento na contratação de um profissional para realizar esse serviço.

Se para você, uma das principais prioridades é a praticidade, morar em um apartamento pode ser a melhor opção, pois a praticidade na manutenção do espaço físico está entre uma das vantagens de morar em apartamento, porque não requer esforço do próprio morador.

Guia sobre Gleba Palhano em Londrina

Você quer conviver com o seu pet?

Se você faz questão de conviver com seu pet, nossa indicação é optar por uma casa com um bom pátio. Ainda que seja permitido animais na maioria dos apartamentos, e que algumas pessoas consigam cuidar satisfatoriamente deles dentro das acomodações, é mais saudável (principalmente para os cachorros) estar em contato direto com a natureza, ter espaço para correr, esconder objetos etc.

morar em casa ou apartamento - ilustração sobre o assunto
 

No quesito animais de estimação, parece não haver muita diferença entre morar em apartamento ou condomínio fechado ou morar em casa ou apartamento. Em geral, tanto casas quanto condomínios possuirão um pátio que permitirá criar o seu animal de estimação com satisfação.

A segurança é essencial, não acha?

A segurança é um ponto importante de ser levado em consideração para quem mora em praticamente qualquer lugar do Brasil. Claro que os níveis de segurança variam em relação ao bairro ou cidade, mas em geral, morar em uma casa pode ser uma opção pouco segura. Para garantir a segurança de uma casa você precisará dispor de cerca elétrica, alarmes e, eventualmente, até câmeras de segurança ou contratar serviço de monitoramento.
Já quanto ao apartamento, normalmente o próprio prédio já dispõe de serviços de monitoramento, bem como recepcionistas e a entrada de visitantes requer identificação e apresentação de documentos. O mesmo costuma acontecer em condomínios fechados. Por isso, em relação à segurança, dê preferência a apartamentos ou condomínios fechados.

Vaga de estacionamento também pode ser um critério!

A preocupação com o estacionamento de veículos é um ponto importante que merece a atenção. Se você mora sozinho ou se sua família possui um único veículo, quer seja um carro ou uma moto, é pouco provável que você terá problemas com relação a vagas para estacionar.
No entanto, alguns apartamentos costumam cobrar uma taxa para garantir que você tenha direito à vaga no estacionamento do próprio prédio, e essa taxa muitas vezes é calculada com base no número de veículos.

E quando você vive em uma casa, você faz sua garagem do seu jeito e adapta às suas necessidades. Mesmo que a casa seja alugada, é possível que você tenha mais autonomia, segurança e comodidade.
O mesmo se aplica a um condomínio fechado. Você terá autonomia e segurança para estacionar seu carro sem nenhum custo adicional.

 

 

 

 

Durante a tomada de decisão, leve em consideração seu estilo de vida, o número de pessoas que irá compartilhar a casa com você, sua rotina, seus objetivos e suas prioridades. Sempre que você estiver em dúvida entre morar em casa ou apartamento, ou até mesmo entre morar em casa ou condomínio fechado, busque por uma imobiliária de confiança. Nossos profissionais são especializados e podem dar o melhor auxílio!

Se você optar por apartamento, criamos um artigos com informações dos melhores apartamentos em Londrina para se informar bem antes de investir.

Dica: como alugar um imóvel pela imobiliária – essencial para investidores na escolha certa do imóvel.

Fale com a gente:

Ficou interessado ou quer saber um pouco mais? Não deixe de falar conosco através do nosso formulário!


Foto de Sheyla Malavasi

por — Diretora Geral   17/10/2018 em Geral, Investir em Imóveis

Diretora Geral na Gleba Imóveis, corretora desde 2009, com formação acadêmica em Administração de Empresas, especialista em administração/marketing e Direito Imobiliário. - CRECI F19872

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.