1

Inicial > Geral > Como alugar imóvel comercial? Veja como não errar!

1 nov
0
COMPAR-TILHAR

Como alugar imóvel comercial? Veja como não errar!

Imóveis Comerciais | Aprender a como alugar imóvel comercial faz diferença, tanto para quem o locador e também locatário. Ambos precisam atentar-se a alguns fatores e tudo será mostrado ao longo dessa postagem, portanto, é bem relevante a todos.

O dono do imóvel precisa prestar atenção na sua precificação, porque irá existir concorrentes e isso pode ser perigoso. Mesmo assim, com algumas dicas simples dá para conseguir ter um valor final que venha a ser bem interessante.

Ilustração de imóvel comercial para alugar e investir
 

O mercado de locação de imóveis comerciais está com previsão de crescimento, pois a economia do Brasil está se recuperando. Dessa forma, os negócios estão sendo montados com mais frequência e é necessário ter um ponto comercial.O mercado de locação de imóveis comerciais está com previsão de crescimento, pois a economia do Brasil está se recuperando. Dessa forma, os negócios estão sendo montados com mais frequência e é necessário ter um ponto comercial.

 Como alugar imóvel comercial

De um lado tem o locatário, ou seja, aquele que deseja locar o imóvel comercial e do outro, o locador, portanto, o dono do imóvel. Para o primeiro caso, é preciso apenas atentar-se ao que você pode pagar e tudo estará resolvido.

Entretanto, no segundo torna-se primordial atentar-se a quatro questões que são essenciais de serem entendidas. Os próximos tópicos vão te ensinar a como alugar um imóvel comercial com mais assertividade e sem tantos riscos.

Como investir em imóvel na Gleba Palhano Londrina

1. Como se calcula valor do aluguel?

Em regra geral, o valor de aluguel de um imóvel irá depender de alguns pontos que são bem interessantes. Por exemplo: o seu tamanho, o padrão construtivo, a localização e também do tempo de uso que o mesmo pode vir a ter.

Essas questões que são associadas ao seu tamanho e padrão de acabamento, são fáceis de serem referenciadas pelo Custo Unitário Básico (CUB). O cálculo é feito pelo Sinduscon (Sindicato da Construção Civil) do estado onde o imóvel está localizado.

Já a localização é referenciada pelo mercado e o tempo de uso irá atribuir uma taxa de depreciação do imóvel. Dá para perceber que aprender como alugar imóvel comercial não é tão complicado, portanto, é preciso fazer as contas.

Para calcular o valor, normalmente o preço cobrado deve ser de 0,5% a 0,6% e é o valor deve ser líquido, ou seja, sem cobrar IPTU e taxa de condomínios. A conta é simples de ser feita e a seguir confira um exemplo desse cálculo:

  • Valor do imóvel- R$ 1.000.000,00;
  • Porcentagem- 0,5%;
  • Cálculo final- 1.000.000,00 *0,5%= R$ 5.000,00;

2. Aluguel comercial como funciona?

Todo o processo de locação de um imóvel comercial pode variar de acordo com a situação e a forma de negociação. Alguns donos de imóveis optam por fazer por meio de uma imobiliária e outros tantos por sua própria conta.

Sem dúvidas, é bem mais interessante escolher aquilo que oferecer mais segurança e principalmente a diminuição dos riscos. A imobiliária pede algumas confirmações, por exemplo: não ter restrição no nome e condições financeiras para pagar o valor.

Vale destacar que os donos de imóveis também podem fazer o mesmo, porque atualmente é simples de consultar. Outra dica importante é optar por inquilinos que tenham um plano de negócios e assim vai facilitar a consulta.

Para conseguir saber como alugar o imóvel, é adequado pedir os famosos “meses de depósitos”. Normalmente, a imobiliária pode pedir três meses, porém algumas empresas estão diminuindo para dois meses. Já os proprietários têm a liberdade de pedir um mês, dois e até três meses.

3. O que saber antes de alugar um imóvel comercial?

Alguns pontos são interessantes de serem citados e vão permitir que o entendimento fique bem mais interessante. É adequado citar os três principais e abaixo você vai ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre todos:

Contrato – Qualquer negociação deve ser realizada com contrato e é primordial inserir tudo nesse documento. Caso opte pela imobiliária, normalmente a empresa opta por isso e vale a pena dar uma lida.

Ter cuidado com o entorno do local – É importante atentar-se a localização, ou seja, dependendo do perfil do bairro não é indicado locar para uma atividade que possa vir a prejudicar a vizinhança.

Perfil do locatário – É adequado prestar muita atenção no tipo de negócio e também no perfil que o mesmo tem. A ideia central é evitar maiores problemas e dar a segurança necessário para não existir atrasos.

4. Dicas para alugar sala comercial

Se você deseja aprender de vez a como alugar imóvel comercial é importante ter algumas dicas para locar a sala comercial. Você como proprietário precisará estar atento a algumas questões e tudo será mostrado a seguir, veja a seguir:

  • Se você optar por uma imobiliária, procure uma empresa que seja de qualidade e que passe confiança;
  • Se desejar, procure criar anúncios em sites de imóveis e disponibilize bons canais de comunicação para as negociações;
  • Tenha cuidado na hora de escolher o locatário e assim evite de ter problemas posteriores.

Por fim, mas não menos importante, as dicas para alugar sala comercial permitiram perceber que não é tão complicado assim. Restando apenas colocar tudo em prática e assim conseguir que tudo funcione de uma forma positiva.

Dica: saiba como alugar um apartamento – aproveite para saber mais detalhes sobre o assunto.

Foto de Julia Ludvig

por   01/11/2018 em Geral

Corretora em Gleba Imóveis - F32148

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.