5

Inicial > Investir em Imóveis > O que é e como funciona permuta de imóveis?

25 jan
0
COMPAR-TILHAR

O que é e como funciona permuta de imóveis?

Você sabe como funciona permuta de imóveis? É nova tendência no mercado imobiliário. O motivo é simples: atualmente, os métodos para conseguir a casa própria estão bem mais facilitados comparados à antigamente, contudo, o tempo passa e a dinâmica no uso do imóvel muda. Quando surgem novas necessidades, talvez seja a hora de pensar em adquirir um novo imóvel, o que às vezes pode ser um tanto quanto moroso e burocrático.

É muito comum que os proprietários de um imóvel coloquem-no à venda e com o dinheiro angariado compre um novo imóvel, colocando um pouco mais de capital ou até mesmo guardando um pouco do valor da venda ao adquirir um imóvel menor.

Talvez uma alternativa recomendada para esses proprietários seja a permuta, que se baseia literalmente em dois proprietários com interesses em comum simplesmente realizar uma troca de casas, apartamentos, espaços comerciais ou até mesmo terrenos de valor equivalente. Nessa modalidade de negócios existe um encurtamento dos trâmites, das burocracias e até mesmo dos custos.

Como funciona permuta de imóveis

Quando dois proprietários de imóveis descobrem que tem interesses em comum, ou seja, em vender e comprar a casa ou apartamento um do outro, é possível realizar a troca de imóveis ao invés de todo o processo de vender o imóvel para comprar um do outro.

Este trâmite deve ser feito com imóveis de valor equivalentes, por conta disso, abre-se mão dessa pequena diferença para se ganhar em praticidade, agilidade e economia na documentação. Exatamente por isso que existe a dispensa de valores em dinheiro, que, caso exista, descaracteriza a opção de permuta.

Um exemplo bem comum é dois proprietários de apartamentos desejarem uma melhor localização para seu trabalho e escola dos filhos e descobrir que a permuta de apartamentos resolveria o problema de ambos. Outro exemplo clássico de permuta de casas é o dono de um terreno grande ceder a área para alguém que deseja construir em troca de unidades já prontas.

Apesar da permuta ideal não envolver pagamento em dinheiro, pequenos valores podem ser incluídos na negociação como forma de compensação por eventuais diferenças mais perceptíveis. Esse processo tem o nome de “torna” e não descaracteriza a permuta de imóveis e as partes devem entrar em acordo como vai funcionar essa compensação, tanto em valores quanto em meios de transferência.

Quais as vantagens?

Mas como funciona permuta de imóveis realmente? É um método no estilo ganha-ganha, onde ambas as partes tem vantagens de praticidade e economia.

O processo é bem mais rápido do que o tradicional, mesmo com a aparente dificuldade de encontrar duas partes com interesses em comum, ainda mais quando o processo é realizado por uma boa imobiliária ou corretora.

Também é mais ágil do ponto de vista das documentações. No entanto, há de se atentar que a escritura e contratos continuam tendo que ser lavrados em cartório, incidindo as taxas habituais de 4% a 6% do valor do imóvel.

Também não incide no Imposto de Renda, já que a negociação não é realizada com valores monetários

Quando é possível realizar a permuta de imóveis?

De forma geral, a única forma de permuta que é necessário tomar cuidado é quando o imóvel é financiado pela Caixa (ou outro banco) ou ainda serve de garantia para outros créditos bancários. Nesse caso, por tratar-se de bem alienado, talvez a troca não seja possível.

Se esse for o caso do proprietário, talvez a melhor forma de negociação seja vender o imóvel por um valor compatível ao já pago pelo banco, enquanto que o comprador assumirá a dívida do imóvel. Outra forma é vender o imóvel e utilizar parte do valor recebido para quitar a dívida com o banco.

A documentação também é fundamental para que o negócio seja bem sucedido. Os respectivos contratos e escrituras devem estar de acordo, caso contrário, precisarão ser revisados antes do negócio prosseguir.

Caso o imóvel tenha dívidas, como de água, luz ou IPTU, a negociação dessas dívidas devem ser acordados entre as partes antes de finalizar o negócio. Assim é indicado que ambas as partes realizem pesquisas nos respectivos cartórios e instituições por dívidas pendentes.

Se ambos imóveis estiverem devidamente regulamentados, quitados, sem dívidas e não fazem parte de uma garantia do banco, então estão aptos a ser permutados.

Como fazer Permuta de Imóveis em Londrina

Há proprietários que aderiram ao modelo de permuta de imóveis em Londrina. Os motivos para a adesão ao sistema são diversos.

Talvez a razão mais óbvia seja as facilidades que o sistema oferece. Mais fácil, rápido e muito mais barato do que vender o imóvel para comprar outro em seguida.

Por ser uma região em franca expansão, muitos proprietários de imóveis sentem novas necessidades de moradia, como imóveis maiores ou menores. Assim a permuta de casas em Londrina é uma forma desburocratizada de atender a essas novas necessidades.

Também é bom lembrar que nem sempre uma casa ou apartamento precisam ser trocados por outro de mesmo porte, mas sim de valores monetários equivalentes. Assim, a permuta de apartamentos em Londrina por casas na mesma região, e vice-versa, acaba sendo uma forma muito prática de atender às novas necessidades familiares.

Por último, também vale ressaltar que esse modelo de negociação também é muito utilizado por empresas e comércios. Novas estratégias empresariais por vezes também exigem mudanças de localização, e quando duas empresas podem simplesmente trocar de lugar, a troca de imóveis comerciais também é uma excelente e prática alternativa.

Gostaríamos de convidar você a ler a nossa postagem com informações com dicas de investimento em imóveis, oferta de e-book gratuito sobre o assunto.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber um pouco mais sobre permuta de imóveis? Não deixe de falar conosco através do nosso formulário!


Foto de Fabiana Navas

por — Corretora   25/01/2018 em Investir em Imóveis

Gerente especialista em Vendas na Gleba Imóveis - CRECI F17039

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.