1

Inicial > Geral > 10 fatores importantes de se observar antes de adquirir um apartamento na planta

23 mar
0
COMPAR-TILHAR

10 fatores importantes de se observar antes de adquirir um apartamento na planta

Um levantamento realizado pela Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias mostrou o que o número de novos empreendimentos imobiliários no Brasil subiu pelo menos 25% em todo país, e a porcentagem de lançamentos imobiliários é 75% maior em relação ao mesmo período de 2015. Todas essas informações foram levantadas durante o período de recessão econômica que nos últimos três anos causou impacto no setor imobiliário, e mostram que, mesmo em um período de queda nas vendas, o investimento em imóveis na planta ainda representa uma parcela importante nas vendas para este mercado.

Para garantir os melhores investimentos, na hora de investir na compra de um apartamento na planta, preparamos dez dicas que podem te ajudar a escolher um negócio vantajoso e sem dor de cabeça no futuro, independentemente se seu objetivo seja adquirir o imóvel para moradia ou rentabilidade.

Antes da leitura, aproveite para assistir ao nosso vídeo sobre as vantagens de comprar apartamentos na planta.

Vídeo sobre apartamento na planta aqui, caso tenha dificuldades de visualização.

Pagamentos facilitados

Os imóveis na planta podem ser uma ótima oportunidade para quem deseja adquirir um imóvel e pode esperar o tempo previsto para o fim da construção. Para quem não tem uma quantia alta poupada, pode se beneficiar com empreendimentos imobiliários ainda não construídos, pois a negociação mais comum para este negócio é o pagamento de 30% do valor total do imóvel durante a construção e após a entrega das chaves o restante, 70%, podem ser financiados pelo banco que desejar. Além disso, a entrada exigida pelas construtoras também é menor, já que alguns financiamentos realizados através de instituições financeiras o valor da entrada mínima pode chegar a 50% do valor do imóvel.

Defina as suas necessidades

Ao adquirir apartamento na planta é importante definir necessidades do seu planejamento orçamentário, considerando análises planejamento familiar, as expectativas para o mercado de trabalho, os riscos de investimento e o tempo de retorno sobre o investimento, a média nacional para o prazo de financiamento de imóveis, segundo a Caixa Econômica Federal, entre outros.

Para quem deseja investir

Agora, se a compra do imóvel for para investimento, avalie a facilidade para conseguir inquilinos na região e se a valorização, principalmente em relação à precificação, do empreendimento depois de pronto gira em torno de 20% a 30% do valor pago antes da entrega das chaves. Caso a previsão de lucro seja menor, opte por investimentos mais adequados à sua necessidade.

Pesquise

A busca por imóveis na planta geralmente culmina em áreas de crescente urbanização, principalmente próximas a polos industriais ou comerciais, e também com a criação dos chamados ‘bairros planejados’ que são grandes terrenos onde a construção de empreendimentos imobiliários e pequenos comércios são previamente estabelecidos. Neste último quesito, os bairros costumam ser mais afastados das regiões centrais da cidade, por isso, as construtoras buscam não somente a construção de conjuntos residenciais, mas também tornar a região atrativa para comerciantes de produtos e serviços mais usados no dia a dia da população local.

Checar o histórico da construtora

A pesquisa também deve ser feita levando em consideração a construtora responsável pelo projeto, você deve checar os empreendimentos anteriores da empresa, as reclamações mais comuns no PROCON e órgãos públicos, possíveis atrasos na entrega dos imóveis, descumprimento de cláusulas contratuais e os demais aspectos que podem impactar seu investimento.

Visite a obra

Depois de fechar o negócio, procure acompanhar cada etapa da construção do empreendimento até a entrega do imóvel para checar se os prazos estão sendo cumpridos e se os dados que constam no contrato procedem. Documente o maior número de informações possíveis para serem usadas em casos de necessidade.

Fique atento aos prazos

O prazo médio estipulado para a entrega de um imóvel na planta é de 36 meses, neste período verifique se todas as licitações da obra estão regularizadas, caso você não tenha conhecimentos específicos sobre o assunto, vale a pena checar na prefeitura local ou órgão regulamentador da região se os aspectos legais da construção estão em dia e seguem os padrões previstos em lei.

Seja beneficiário do seguro

Quando assinamos um contrato com a construtora, existe a possibilidade de adquirir um seguro, mediante pagamentos extras, que garante a cobertura até certos valores em caso de inadimplência do comprador e também direitos em caso de descumprimentos de normas vigentes por parte da empresa responsável pela construção. Leia atentamente as informações ao contratar e quais são as cláusulas contempladas, mas em linhas gerais, ser beneficiário do seguro é um dos melhores investimentos para garantir a segurança no andamento das obras.

Atrasos

Segundo o PROCON, esta é reclamação mais comum ao adquirir um imóvel na planta. Neste caso, o cliente pode recorrer judicialmente para ter reembolso de todo valor pago corrigido e ainda ser indenizado pelo descumprimento do prazo previsto em contrato.

FGTS

Quem optar pelo uso do Fundo de Garantia para a compra de um imóvel na planta, fique atento às normas: não é permitido o uso do FGTS para adquirir um imóvel em um estado em que você já possui um imóvel no seu nome e caso já tenha utilizado o benefício a menos de sete meses da compra do novo empreendimento. O uso do dinheiro disponibilizado pelo governo das contas inativas do Fundo de Garantia não estão contemplados nestas normas.

Entrega da chave

Na data prevista para a entrega das chaves, dependendo do modo de pagamento escolhido, existe uma quitação de débito com valor pré-estabelecido, fique atento, este valor não pode ser incorporado ao financiamento e caso esta parcela fique em atraso, devido ao montante, os juros podem chegar a R$5,000 ao mês.

Condições de entrega

O imóvel costuma ser entregue sem a infraestrutura necessária para mudança. Algumas construtoras oferecem um pacote com preço extra para a entrega já com pisos e pias, porém ainda são necessários diversos itens, como gesso para o teto, chuveiro, vasos sanitários e muitos outros itens. Por isso, considere um orçamento para a realização desta pequena reforma que dependendo do tamanho e planejamento, pode chegar até 30 mil reais.

Agora que você já conferiu as principais informações sobre comprar apartamento na planta em Londrina, aproveite e confira nosso conteúdo sobre investimento em imóveis. As melhores dicas para quem quer investir dinheiro com ganho garantido.

Saiba por que é interessante investir em apartamento na planta em Londrina.

E se quiser saber um pouco mais, não deixe de falar conosco através do nosso formulário!


Foto de Gleba Imóveis

por   23/03/2018 em Geral, Investir em Imóveis

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.