12

Inicial > Decoração > Saiba como decorar banheiro pequeno

29 dez
0
COMPAR-TILHAR

Saiba como decorar banheiro pequeno

O banheiro é uma área especial e saber como decorar banheiros pequenos e bonitos pode fazer a diferença para os moradores de uma residência. Afinal, se bem projetado, decorado e organizado colabora com seu estado de espírito.

A decoração de um banheiro é fundamental para uma residência aconchegante em todos os momentos. Se você está na etapa de planejamento de um banheiro, poderá até se sentir perdido em um mar de opções, mesmo que o espaço seja restrito. Caso esteja reformando, as opções são mais limitadas, porém o suficiente para se perder.

A tendência, tanto em apartamentos quanto em casas, é que as áreas sejam cada vez mais restritas, sendo o banheiro um dos menores locais da residência. Contudo, isso não significa impor limitações à decoração, apenas requer um toque criativo em seu planejamento.

Com algumas poucas dicas práticas, é possível fazer a decoração de um banheiro pequeno de forma bonita, elegante e simples. Vamos apontar algumas dicas práticas e essenciais para valorizar a residência e a experiência de morar nela.

O essencial do banheiro pequeno

O banheiro é um cômodo funcional, ou seja, ele possui objetivos claros de utilização. Decorar banheiro pequeno significa entender sua funcionalidade e não comprometê-la. O banheiro conta com características únicas e elementos obrigatórios (como box, sanitários e pias) que ocupam um espaço pré-determinado, pois possuem dimensões padronizadas.

Pode parecer complicado de início, mas nem sempre espaços restritos limitam as possibilidades de um ambiente. O segredo para decorar banheiro pequeno é saber usar a criatividade mesmo com seus elementos fixos.

 

Imagem de exemplo para decoração de banheiros pequenos e bonitos

 

Mesmo com elementos obrigatórios, um banheiro pequeno decorado de forma inteligente tem um grau de personalização muito grande, impactando na personalidade da residência.

Há dois rumos que podem ser tomados. No caso de banheiros novos ou reformas completas, você pode escolher esses elementos de forma que se integrem ao projeto desejado. No entanto, se o caso for apenas de uma decoração para dar uma nova aparência ao ambiente, o melhor é planejar seu projeto de forma que integre os elementos que ali permanecerão.

Se o banheiro for antigo, por exemplo, provavelmente o proprietário terá que fazer uma decisão, ou refaz todo o cômodo, ou integra elementos antigos no novo projeto. Nesse caso, a banheira antiga permaneceu no projeto.

Além disso, sempre sobrará espaço para ainda mais personalizações. Concentre-se em elementos decorativos pequenos, que não comprometam a funcionalidade do cômodo. Prateleiras podem ampliar as possibilidades de decoração sem comprometer o espaço.

Cores, pisos e revestimentos

Para um ambiente pequeno, o conjunto harmônico passa a ser muito importante. Para isso, a maioria dos banheiros costumam optar por um visual mais clean – o que se alinha perfeitamente ao uso que se dá à esse espaço.

Banheiros brancos, cinza claro, nude, fendi ou outras cores suaves são muito bem vindas por deixar o ambiente com uma melhor iluminação e sensação de amplitude.

Pisos, revestimentos ou pastilhas devem estar em harmonia nas cores. Aposte nas pastilhas de vidro, ladrilhos hidráulicos e cerâmicas. Opte por cerâmicas maiores, com acabamento lateral de bordas retas, que podem ser colocados com menor vão entre eles, melhorando o aspecto visual.

Planejar uma das paredes em cor que contrasta com o restante do banheiro dá um toque de personalidade a ele.

Também é possível destacar uma área do banheiro. Uma opção simples é escolher um piso mais escuro do que o revestimento, ou optar por uma das paredes ter revestimentos ou pastilhas de vidro de cor diferente, normalmente o box.

Para os mais ousados, uma parede coberta integralmente com um espelho cria a ilusão de extensão do espaço, além de ser bem funcional.

Elementos de criatividade

Nem todo banheiro precisa ser clean, claro e com cara de banheiro. É possível personalizar a decoração do banheiro pequeno sob o gosto do proprietário sem que o cômodo perca sua funcionalidade.

Banheiros criativos podem dar uma personalidade forte à residência, sem perder o charme.

Na criatividade não existem limites. O ambiente pode assumir aspectos diversos, como banheiros fora do padrão, irreverentes ou até mesmo com elementos pouco usuais, conferindo um aspecto diferenciado.

É necessário lembrar que toalhas e cortinas também podem se tornar elementos decorativos no banheiro. Quadros também ajudam a definir a personalidade do ambiente.

Muitas vezes a criatividade não precisa vir em toda a miríade de cores e formas. Detalhes podem definir a personalidade do ambiente, mesmo sendo um cômodo monocromático, mas aconchegante. Revestimentos pouco usuais podem diferenciar o ambiente e dar um aspecto ainda mais aconchegante.

Iluminação

Em todo cômodo a iluminação é um assunto importante, mas no banheiro é ainda mais. É um dos poucos ambientes da residência que precisa possuir mais de uma opção de focos e intensidades de luz.

Decorar banheiro pequeno pode ser um agradável desafio quando o assunto é a iluminação. E a criatividade pode fervilhar aqui, pois não há regras que determinam o que cada banheiro precisa, tudo depende de seu uso e gosto pessoal.

Spots de luz em pontos estratégicos, mesmo que pouco usuais, podem dar um aspecto diferenciado e um tom extremamente agradável ao ambiente.

Spots no box também podem fazer com que o ritual do banho seja muito mais confortável. Arandelas para luzes objetivas junto ao espelho podem fornecer uma boa iluminação que requer o local. Para outros momentos, talvez uma iluminação mais suave pode dar ao ambiente uma boa sensação de aconchego. Iluminação indireta atrás do espelho é um truque bastante usado e muito bem-vindo.

Spots de lâmpadas LED contrastando com luzes indiretas dão muitas opções interessantes ao ambiente, pois se acesas juntas ou individualmente, podem modificar completamente a cena do ambiente no tempo de um click do interruptor.

Dicas úteis para decorar banheiros pequenos:

  • Utilize nichos e prateleiras para ampliar as possibilidades de armazenamento dos itens do dia a dia.
  • Espaços pequenos podem ser otimizados com portas de correr, pois consomem menos espaço na hora de abri-las.
  • Armários e gabinetes são ótimos para guardar itens de higiene que ninguém gostaria de deixar à vista.
  • Use prateleiras ou nichos acima do vaso sanitário para ganhar ainda mais espaço.

A personalização do banheiro é uma das tarefas mais prazerosas na decoração da residência. Deixe-a com a sua cara. Coloque elementos inusitados, plantas e adesivos nas paredes. Lembre-se que todo projeto de banheiro depende inteiramente do seu gosto, pois é você quem vai utilizar o ambiente todos os dias.

Ficou interessado em saber mais sobre dicas de decoração para espaços pequenos? Baixe grátis o e-book Guia final para decoração de espaços pequenos e confira as dicas e exemplos para deixar seus ambientes ainda mais aconchegantes e confortáveis!

Não deixe também de falar conosco através do nosso formulário!


Foto de Gleba Imóveis

por   29/12/2017 em Decoração, Dicas, Geral

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.