1

Inicial > Geral > Imóveis em Londrina: descubra porque investir na região Sul é a melhor escolha

1 nov
0
COMPAR-TILHAR

Imóveis em Londrina: descubra porque investir na região Sul é a melhor escolha

Qual o melhor bairro para morar em Londrina? Essa é uma das principais perguntas feitas por gente que deseja se mudar para a segunda maior cidade do Paraná. Certamente indicamos a região sul da cidade. Entenda.

Fundada em 1929 por colonizadores ingleses, a cidade de Londrina recebeu milhares de imigrantes europeus que vieram trabalhar na expansão agrícola do café, fugindo dos horrores da Segunda Guerra Mundial. O solo da região, conhecido como ‘terra roxa’, é extremamente fértil e propiciou ainda mais a expansão da cidade. Na década de 60, estimava-se que 51% da produção mundial de café provinham de Londrina, o que conferiu à cidade o título de Capital Mundial do Café.

Centro de Londrina na Década de 30 - região sul tem melhores bairros para se morar em Londrina

Centro de Londrina na Década de 30 – Foto: http://historiadelondrina.blogspot.com.br/

Porém, no ano de 1975 uma forte geada na região – que ficou conhecida como ‘Geada Negra’ – atingiu toda a extensão territorial do norte do Paraná, acabando com milhares de hectares de plantações de café.

Por demorar em média dois anos para um pé de café produzir frutos novamente, muitos dos chamados Barões do Café da região migraram seus investimentos para outros setores, e por isso a cidade perdeu seu posto de produtora mundial.

A cidade de Londrina nos dias atuais

A cidade de Londrina possui mais de 500 mil habitantes e representa um importante eixo de ligação entre as regiões Sul e Sudeste do país. Considerado um dos melhores municípios do país para se morar, Londrina se destaca principalmente pelo alto IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, que leva em consideração os índices de expectativa de vida população, educação e renda média.

Além disso, o índice de urbanização da cidade também é um importante fator: é o oitavo maior da região Sul do país, com tratamento de esgoto e vias públicas asfaltadas em boa parte das áreas urbanas.

Lista de alguns bairros de Londrina

  • Gleba Palhano
  • Alto da Colina
  • Residencial do Lago
  • Jardim Quebec
  • Catuaí Parque Residence
  • Portal de Versalhes
  • Vale das Araucárias
  • Vivendas do Arvoredo
  • Bela Suíça
  • Recanto do Pitanguá
  • Terra Bonita

Entre tantos outros bairros de ótima qualidade na cidade.

Lugares para visitar em Londrina

Economia local promissora

O comércio local bem diversificado e a presença de grandes centros de compra garantem acesso à população a produtos de qualidade.

Ainda, com a ideia de fomentar o crescimento industrial, desde 2012 o município se prepara para receber grandes empresas com a construção da infraestrutura necessária – como aeroporto internacional, parques tecnológicos e terminal de cargas alfandegárias.

Entre as atividades econômicas da região que mais se destacam, está a presença de oito universidades – sendo duas delas públicas, que movimentam a economia da cidade com a chegada de novos universitários a cada semestre.

Segundo a CODEL – Instituto de Desenvolvimento de Londrina, a expectativa para 2018 é que as universidades injetem, em média, 10 milhões de reais só com a recepção de novos estudantes para o ano letivo.

A intensa movimentação econômica da cidade atrai investidores de todos os setores, especialmente aqueles que buscam onde investir em imóveis. Mesmo com o período de instabilidade do setor, dados do Secovi – Sindicato da Habitação mostram que o cenário londrinense para quem busca onde investir dinheiro é promissor, sobretudo nos bairros da região Sul do município.

A zona sul de Londrina na mira dos investimentos

Entenda por que é vantajoso investir em imóveis zona sul de Londrina – Ainda segundo o CODEL, os bairros da Zona Sul de Londrina apresentam os menores índices de criminalidade e um crescimento econômico acima da média, se comparado às demais regiões da cidade, recebendo dos órgãos públicos e da iniciativa privada as principais obras de infraestrutura e melhorias em suas instalações.

Além disso, a Zona Sul da cidade é a principal via de acesso às principais universidades do município, o que intensifica a atividade econômica da região e favorece a compra e venda de imóveis devido à sazonalidade de ocupação dos estudantes.

Um levantamento realizado pela Prefeitura de Londrina, no fim de 2016, mostrou que a taxa de imóveis desocupados na região Sul era 20% maior em relação às demais áreas da cidade; após o início do ano letivo de 2017, essa diferença não foi constatada.

O acesso aos shoppings centers e unidades de saúde também são facilitados para os moradores da Zona Sul, e os novos empreendimentos imobiliários nesta parte da cidade promovem a aceleração do desenvolvimento econômico.

Segundo um levantamento realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, a cidade de Londrina se destaca entre as demais cidades brasileiras quando o assunto é arborização: 93,6% das vias públicas apresentam exemplares da vegetação local, o que colabora com a melhoria na qualidade de vida.

Então, se você procura saber qual melhor bairro para morar em Londrina, opte pelas opções da região sul da cidade.

Vídeo sobre Gleba Palhano, bairro que mais cresce na cidade

Vídeo sobre melhor bairro de Londrina aqui, caso não consiga visualizar.

A hora certa de investir em imóveis

Para quem está em busca de onde investir em imóveis ou ainda onde morar, deve considerar que o aumento do poder de compra da população da cidade de Londrina nos últimos anos, o preço do metro quadrado dos imóveis a venda e novos empreendimentos imobiliários caíram cerca de 2%, e, com a crise no país, o preço dos imóveis não sofre o reajuste anual, que acompanha os índices inflacionários, desde 2014.

Além disso, as construtoras têm optado por facilitar as condições de compra com o objetivo de eliminar o estoque que cresceu consideravelmente nos últimos dois anos.

Quem está buscando onde investir o dinheiro do décimo terceiro salário desse ano, acabou de encontrar uma ótima opção como investidor de imóveis.

Pesquisa recente, realizada pela Brain Inteligente e Assessoria em Business, confirmou que Londrina é uma das cidades do Sul do País mais promissoras para se investir em imóveis. Portanto, quem deseja comprar casas ou apartamento em Londrina tem outro bom motivo para investir em imóveis em Londrina!

Dica de leitura: saiba as vantagens de investir em imóveis.

O que esperar de 2018?

Especialistas econômicos já sinalizam o retorno dos índices de crescimento da economia brasileira, e o setor imobiliário é o mais suscetível a se beneficiar da recuperação.

Levando em consideração o primeiro semestre deste ano, o recuo da inflação foi de 8,6%, o que diminui as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras e facilita a concessão de crédito para a compra de imóveis.

Segundo a previsão da Secretaria da Fazenda, órgão do Governo Federal, o crescimento do PIB – Produto Interno Bruto de 2017 vai apresentar ligeiro crescimento, 0.45%, índice considerado otimista, depois de três anos seguidos em queda.

Estas estáticas já são suficientes para o otimismo do setor imobiliário, que prevê uma retomada vigorosa nas vendas em 2018. A projeção também é confirmada pelo Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado pelo Banco Central em julho deste ano.

A previsão de crescimento é de 30%, ocasionada pela abertura de novas unidades de empreendimento.

Outro fator que contribuiu foi a oferta de novos créditos imobiliários e o saque das contas inativas do FGTS. Somente neste ano, o saque nas contas injetou 57 bilhões de reais na economia nacional, que antes estavam em contas inativas do Fundo.

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.