5

Inicial > Investir em Imóveis > Fatores para a valorização e desvalorização de imóvel

11 jan
0
COMPAR-TILHAR

Fatores para a valorização e desvalorização de imóvel

Como valorizar imóvel é uma constante busca do mercado imobiliário, demandando certa análise sobre suas condições e, principalmente, ter a certeza de que o montante pedido é realmente compatível com seu valor real. Esta análise pode não ser uma tarefa simples, pois pode dar resultado em uma ocasião e ter efeito oposto em outra. Além disso, há características do imóvel que o proprietário pode não ter muito controle, como seu entorno. No entanto, no intuito de valorizar um imóvel, o proprietário tem controle sobre muitos aspectos que podem ampliar seu valor de mercado. Quais são os fatores de desvalorização de imóvel e quais são os fatores que fazem um imóvel valorizar?

Não há fórmulas prontas, pois tudo depende do ponto de vista social, econômico, do público a que se destina e dos anseios pessoais do comprador, mas uma boa apresentação do imóvel e a união dos três aspectos: custo, qualidade e utilidade, podem fazer do imóvel um grande negócio.

O que valoriza ou desvaloriza um imóvel?

Há alguns fatores que valorizam e também influenciam na depreciação de imóvel. Normalmente, isso gira em torno das necessidades do comprador, do quanto o comprador está disposto a oferecer pelo imóvel, sua dinâmica e estrutura familiar e se pretende alugar ou comprar.

O ideal é partir da localização do imóvel e da infraestrutura fornecida pelo entorno, analisando sua vizinhança, trânsito e vias de acesso, segurança da região, dentre outros fatores que o comprador ou o locatário julgar relevantes.

Não menos importante, está o imóvel em si. Sua área, conservação, planta, documentação e quaisquer outros fatores que possam melhorar suas qualidades e facilitar a vida do comprador após a aquisição. Apesar de tudo depender do estilo de vida, necessidades e anseios do comprador, é aqui que o proprietário vai se concentrar em como valorizar imóvel.

Dica: aproveite para conhecer a nossa oferta de e-book gratuito sobre dicas de investimento em imóveis.

Fatores que podem valorizar o imóvel

Tudo depende das necessidades do comprador. É necessário ficar atento a esses detalhes e nas expectativas do comprador para saber exatamente como valorizar imóvel.

  • Planta Baixa: A distribuição dos espaços é particularmente importante. Quem vai comprar gosta de personalizar o imóvel e, provavelmente, já estará pronto para isso, mas quem vai alugar normalmente não aprecia personalizações em demasia feitas anteriormente, pois podem significar investimentos extras em manutenção.
  • Piscina: Esse item de lazer pode agradar alguns compradores, outros não. Famílias que possuem crianças pequenas, animais ou idosos acabam enxergando as piscinas como um fator de risco. Além disso, o custo de manutenção pode assustar.
  • Áreas de lazer: Executivos ou famílias sem filhos podem não ver vantagem em áreas de lazer, enquanto que famílias com filhos crianças podem considerar isso vital.
  • Escadas: Casas com mais de um andar tem um apelo claro: maior área útil por menor metragem. No entanto, famílias com crianças pequenas ou idosos as evitam. Casas com quarto e banheiro no térreo podem levar vantagem na venda, mesmo possuindo escadas.
  • Garagem: Dependendo do poder aquisitivo da família, essa necessitará de mais ou menos espaço para carros e a ausência da garagem pode comprometer a venda ou aluguel de um imóvel.
  • Vista: Esse é um fator muito subjetivo. Há famílias que não se importam para que lado a janela aponta, outras se incomodam muito se as janelas derem para um prédio vizinho e lhe tirarem a privacidade.
  • Manutenção: A falta de manutenção em equipamentos básicos nas áreas molhadas ou até mesmo na rede elétrica pode fazer com que o comprador tenha muitas despesas com a reforma, e isso pode desvalorizar o imóvel.
  • Acesso: Famílias de alta renda podem considerar mais importante vias de acesso para carros. Já outras podem considerar mais importante acesso ao transporte público. De qualquer forma, a proximidade com terminais urbanos ou estações de trem ou metrô nas proximidades pode valorizar o imóvel, mas estar muito próximo desses serviços pode ter o efeito contrário.

Guia sobre Gleba Palhano

Fatores que influenciam na desvalorização de imóvel

A busca em como valorizar imóvel pode ser comprometida por fatores que nem sempre estão sob controle do proprietário. Outros fatores podem ser revistos para ao menos não depreciar o valor do imóvel para além do necessário.

  • Documentação Enrolada: Documentos enrolados ou pendentes podem não apenas desvalorizar o imóvel, mas também fazer o comprador desistir da negociação.
  • Proximidade com Escolas: Casas muito próximas a essas instituições podem sofrer com barulho, trânsito de alunos — além de depredações, no caso de ser uma escola de baixo desempenho.
  • Proximidade com Polícia ou Prisões: Essas instituições podem dar uma sensação de segurança, desde que na distância correta. Muita proximidade pode significar para essas famílias assumir um risco, portanto o valor desses imóveis tendem a cair.
  • Segurança: De modo geral, imóveis localizados em áreas com maior índice de criminalidade ou de enchentes tendem a ter depreciação em seu valor.

Fatores que valorizam o imóvel

Esses são fatores que devem ter prioridade na busca de como valorizar imóvel, principalmente porque a maioria está ao alcance do proprietário e está relacionado ao zelo pelo imóvel.

  • Bom Planejamento: Um imóvel bem planejado tem uma boa distribuição dos espaços, estrutura pensada para evitar problemas, como pontos elétricos em locais estratégicos, vazão adequada de água da chuva e possibilidade para modificações futuras (como instalação de ar condicionado).
  • Boa Iluminação: Principalmente a natural, valoriza muito o imóvel. Janelas que recebem o sol da manhã são os mais valorizados. Um bom projeto luminotécnico influencia na percepção do ambiente, tornando-o mais aconchegante.
  • Acabamento: Um diferencial que atrai compradores é a pintura bem feita, piso bem colocado, manutenção e limpeza em dia. O contrário disso pode causar má impressão.
  • Condomínio e Segurança: Em caso de condomínios ou prédios, a aplicação do pagamento mensal ser bem utilizado na conservação do local e nas melhorias é extremamente valorizado.
  • Ambientes Integrados: Uma tendência arquitetônica é integrar ambientes. Uma simples cozinha americana pode impactar positivamente na venda ou aluguel de um imóvel.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber um pouco mais? Não deixe de falar conosco através do nosso formulário!


0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.