12

Inicial > Decoração > Otimizar o uso do espaço em cômodos pequenos: o guia completo!

1 nov
0
COMPAR-TILHAR

Otimizar o uso do espaço em cômodos pequenos: o guia completo!

Decorar cômodos pequenos é, muitas vezes, motivo de estresse e frustração. A realidade é que você pode ter uma pequena sala de estar ou qualquer outro canto da sua casa que funcione bem e que seja bonita mesmo com pouco espaço, a chave é aproveitar as pequenas soluções espaciais.

Mesmo as grandes salas de estar não ficam bonitas com muita desordem, e os pequenos espaços facilmente ficam sobrecarregados com muitas coisas. Os proprietários de casas pequenas devem ser diligentes no controle da desordem.

Se você possui um estúdio, uma pequena casa ou um pequeno quarto que gostaria de melhorar, existem algumas regras básicas para o design de salas pequenas que podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu pequeno espaço.

Adicione armazenamento

Pequenos espaços geralmente são de baixo armazenamento. Ao decorar uma sala de estar pequena, adicionar armazenamento escondido é uma necessidade. Mesmo os pequenos cantos podem se tornar um lugar para prateleiras de parede (um bom exemplo de armazenamento neutro).

Mas tenha cuidado: os recipientes de armazenamento e os armários podem preencher rapidamente um pequeno espaço. Eu sei que você ama suas coisas, mas não importa o quão organizado você seja, às vezes não há espaço suficiente para colocar tudo. Se assim for, talvez seja hora de dar uma longa e difícil olhada para o seu quarto e remover tudo o que não for essencial ou simplesmente não funciona.

Evite o excesso de mobiliário

Uma pequena sala de estar pode ficar sobrecarregada com um sofá, duas cadeiras, duas mesas de extremidade e uma mesa de café. E, em se tratando de uma casa pequena, os móveis podem facilmente se tornar uma zona propícia à desordem. Ao remover alguns dos seus móveis, você acabará com dois problemas de uma só vez: aumentará o espaço e reduzirá a desordem.

Comece limpando a sala. Traga seu sofá primeiro e lentamente adicione peças essenciais a partir disso. Espaços pequenos raramente conseguem abrigar sofás espaçosos, cadeiras laterais grandes ou mesmo grandes obras de arte. Uma sala menor exige mobiliário menor. Dê prioridade ao mobiliário mais essencial de uma sala de estar: o sofá. Procure um sofá com uma cor neutra e sólida, com braços limpos e costas baixas. Escolha pequenas cadeiras ou alternativas de cadeiras sem braço.

Agora, se você já possui um sofá, porém é muito grande para o seu pequeno espaço, não se preocupe! Opte por um sofá de canto que possa economizar mais espaço do que um sofá de tamanho normal. Um dos maiores erros ao decorar sala pequena é preenchê-la com móveis grandes. Se você possui uma peça de mobiliário grande, pesada e chamativa, considere usá-la como peça focal e depois reduzir suas outras peças.

Em qualquer espaço pequeno é importante não se sentir encaixotado, portanto mantenha o seu mobiliário baixo para dar aos olhos um lugar para passear. Cadeiras e sofás sem braços são perfeitos para espaços pequenos porque aparecem mais abertos e leves. Um mobiliário com pernas expostas também ajuda a adicionar espaço visual a uma pequena sala.

Considere versões menores do mobiliário necessário, como um loveseat em vez de um sofá ou uma cama de tamanho normal. Opte por móveis como; mesas de jantar extensíveis, cadeiras dobráveis ​​ou ninho de mesas.

Defina os espaços que irá utilizar

Mesmo em salas pequenas, certifique-se de definir espaços. Ao decorar uma sala pequena, opte por prateleiras abertas. As peças “multifunções” funcionam bem em espaços pequenos. Um mobiliário que possui diversas funções é uma ótima maneira de economizar espaço de uma sala. Por exemplo, um otomano com armazenamento embutido fornece um lugar para esconder cobertores e livros.

Dicas de decoração para quartos pequenos

Pendure as cortinas no teto e não na parte superior do quadro da janela. Isso criará a ilusão de altura e profundidade. Se preferir blinds, instale-os dentro do quadro da janela.

Escolha itens de decoração feitos de vidro, espelhos ou outras superfícies reflexivas ou transparentes para refletir a luz. Lembre-se que as coisas se acumulam rapidamente em um espaço pequeno: faça cada elemento ter uma razão por estar ali.

Cuide da iluminação

Uma boa iluminação é muito importante em qualquer espaço, mas torna-se essencial no design de pequenas salas. Luz natural e janelas automaticamente adicionam uma sensação de leveza e espaço para uma sala. Pequenas casas muitas vezes faltam luz natural devido a duas razões: os construtores sabem que as janelas são caras e ocupam um valioso espaço na parede.

Tente não ocupar muito espaço da mesa com lâmpadas. Escolha uma iluminação embutida, montada em uma parede, prateleira ou até mesmo suspensa. Em salas que não possuem muita luz natural, a escolha de tons claros para as paredes, móveis e a seleção de boas decorações podem também ajudar muito para iluminar seu espaço.

Escolha as cores com cuidado

cozinha-americana-colorida

 

Cores escuras podem fazer com que os quartos grandes pareçam menores. Quanto mais leve for a sombra, mais aberto o seu espaço será. No design de um quarto pequeno, use cores mais claras. As listras podem funcionar bem em um pequeno espaço porque podem ser usadas para criar a ilusão de altura ou comprimento.

Considere adotar o monocromático. Use textura ou tons variados da mesma cor para adicionar contraste e profundidade ao seu espaço. Aproveite e utilize cores mais escuras ou mais ousadas na sua paleta para efeitos de contraste. Isso permitirá que seu teto aumente visualmente, fazendo com que o quarto pareça maior.

Uma ideia para decoração de sala pequena é colorir uma parede característica e em seguida pintar as outras paredes com cores neutras. Escolher um elemento que realmente se destaca ajudará seu espaço a se sentir vivo e aberto!

A Gleba Imóveis tem uma série de imóveis à venda e para locação. Já viu os apartamentos à venda na Gleba Palhano? Acesse e confira as opções ideais para quem quer alugar um imóvel na melhor região de Londrina para se morar!

Ficou interessado em saber mais sobre dicas de decoração para espaços pequenos?

 

Confira outros conteúdos:

Compra ou aluguel na Gleba Palhano: conquiste o lar ideal com a Gleba Imóveis

Locação de imóveis para estudantes em Londrina: conheça 3 ótimas opções

5 vantagens de contar com um corretor na compra de imóveis na planta

Imóveis de alto padrão: 5 características para um bom investimento!

Foto de Gleba Imóveis

por   01/11/2023 em Decoração, Dicas, Geral

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.