1

Inicial > Geral > Como avaliar um imóvel para venda ou locação

25 set
0
COMPAR-TILHAR

Como avaliar um imóvel para venda ou locação

Como avaliar um imóvel para venda ou locação | Você já pensou em vender sua casa ou apartamento? Entende exatamente quais são os fatores que influenciam na compra e venda de um imóvel? Sabe como fazer avaliação de um imóvel?

Quando se possui um imóvel e busca como alternativa investir com ele no mercado imobiliário, a primeira questão que pode vir em mente é como avaliá-lo. O valor desse patrimônio, claro, pode ser variável de acordo com a intenção de investimento, ou seja, locação ou venda de imóveis.

Caso a intenção seja locar o imóvel, por exemplo, é importante pensar nos fatores que influenciam os aspectos de valorização do mesmo. A região é, com certeza, um determinante, pois define acessibilidade, localização com pontos como supermercados, farmácias etc. Esses aspectos importam também para a possível venda do patrimônio.

A questão é conseguir sentir segurança entre optar por uma possibilidade ou outra. Por isso, a primeira indicação é procurar uma imobiliária de confiança. Até porque a opinião de um profissional a respeito de qualquer assunto, principalmente quando se trata de investimentos, é sempre bem-vinda!

O valor estabelecido para o seu imóvel deve ser coerente e justo. E para que você se sinta ainda mais confiante para tomar qualquer decisão, a Gleba Imóveis preparou esse material com os principais tópicos a serem levados em consideração ao avaliar um imóvel. Como calcular o preço de venda de um imóvel? Quer ver?

Vista aérea de imóveis em Londrina - lago Igapó

Eu quero vender o meu imóvel. Como posso avaliá-lo?

Muitos se perguntam: quanto vale meu imóvel afinal de contas? Se a sua principal vontade é vender o seu imóvel, seja por qualquer motivo, e está buscando a melhor forma de avaliá-lo, atenção às próximas dicas. Algumas características são essenciais para a valorização do seu imóvel. O seu terreno está em alguma localização favorável? Perto do seu imóvel é possível encontrar supermercados, farmácias, padarias, shoppings, viabilidade de transporte público etc? Se depois de analisar criticamente essa característica e chegar a uma conclusão positiva, vamos ter um ponto vantajoso e de possível valorização do imóvel.

Além disso, você consegue me dizer uma média de qual é a idade do seu imóvel? E qual a idade seu imóvel aparenta ter? Essas perguntas não são apenas em relação à idade, especificamente, mas sim enquanto seu aspecto. Elas também dirão muito sobre o valor que poderá ser estabelecido. Por isso, cheque a aparência e o estado de conservação do seu patrimônio antes de avaliar o valor.

Dica: Outro fator definidor para a decisão de investimento em um imóvel é se nele há ou não garagens, e qual a quantidade.

Preocupe-se também com a poluição sonora da região. Londrina é uma cidade conhecida pela qualidade de vida que proporciona. As pessoas que aqui buscam morar, preocupam-se com o maior contato com a natureza e o investimento em lugares que não possuem muitos ruídos.

Casa:

Às vezes, uma característica em relação às casas que pode ser um diferencial, é a reforma. Esse tipo de imóvel que aparente ter uma vida útil menor, valoriza muito mais. Por isso, em alguns casos, é interessante pensar em uma reforma antes de colocá-lo para venda.

Outro aspecto, ocasional, que pode ocorrer são imóveis estejam na mesma rua, terem até a mesma área útil, só que com valores diferentes. Isso ocorre porque o valor sentimental também pode ser um item de peso. Característica comum entre as vendas de casas, especificamente.

Apartamento:

Em relação aos apartamentos, existem alguns fatores que influenciam no valor, além das características citadas acima. A exemplo, características do condomínio como: playground, piscinas, salão de eventos, sala de jogos, garagens, churrasqueiras, áreas de lazer etc. Além disso, o andar em que o imóvel está também pode ser um determinante – quanto mais alto, maior preço.

Essas são algumas das questões a serem analisadas para conseguir avaliar um imóvel, em relação à venda. Continua comigo!

Quero alugar o meu imóvel. Como posso avaliá-lo?

Se você tem dúvidas sobre como avaliar um imóvel para alugar, então continue a leitura.

Ah, já detalhamos sobre como alugar um imóvel com imobiliária. Leia também e saiba tudo sobre documentação e vantagens.

A locação é um pouco diferente da análise de venda, mas ainda sim semelhante quanto aos fatores para a precificação. Falta de análise de fatores importantes, como por exemplo o valor do aluguel, podem prejudicar uma possível procura para a locação. Por isso, é necessário que conheça alguns aspectos imprescindíveis a fim de se fazer uma análise efetiva do imóvel.

Exemplo de ambiente decorado para melhor avaliar imóvel
 

Novamente, ressaltamos a necessidade de entrar em contato com um corretor de imóveis.

Algumas cidades como Londrina, que possuem uma alta procura de estudantes todos os anos, podem ter uma variante nos valores de imóveis. As localizações interferem muito nesse quesito, podendo valorizar ou não esse empreendimento. Nesse quesito, a avaliação pode ser um pouco semelhante à venda, pois as localizações que estão próximas à farmácias, supermercados, pontos de ônibus etc. tendem a ser mais valorizadas.

Dica de leitura: Fatores para a valorização e desvalorização de imóvel

A pesquisa é um questão importante para qualquer ação que queira fazer. Conseguir sentir a segurança suficientemente para alugar ou vender o seu imóvel é muito importante, e nós podemos te ajudar com isso! Agora que você já sabe como avaliar um imóvel para venda ou locação e os pontos mais importantes para tal questão, que tal colocá-lo para venda ou locação aqui na Gleba Imóveis?

Foto de Erik Severo

por — Corretor   25/09/2018 em Geral, Investir em Imóveis

Chefe de Manutenção e Corretor na Gleba Imóveis - CRECI F31072

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.