4

Inicial > Dicas > Busca de imóvel ideal: o que levar ou não em conta na etapa de pesquisa

1 fev
0
COMPAR-TILHAR

Busca de imóvel ideal: o que levar ou não em conta na etapa de pesquisa

A compra da casa própria ainda é um sonho presente na vida de muitos brasileiros. O alto valor do investimento, que costuma comprometer a renda do trabalhador por muito tempo, é uma decisão que deve ser encarada com muita seriedade, e mesmo que possa parecer difícil, usar a razão na hora da escolha é o segredo para não ter problemas no futuro.

Na busca pelo imóvel ideal, a etapa da pesquisa é decisiva, pois oferece parâmetros para reconhecer quais são as melhores decisões e os melhores negócios. Para ajudar neste momento decisivo, fizemos uma lista com dicas para encontrar a moradia certa, que irão te ajudar no momento da busca de imóveis.

Tenha em mente suas necessidades

Antes de iniciar a sua busca de imóvel, deve analisar as necessidades para a futura moradia. Estude o planejamento familiar, as expectativas para o mercado de trabalho qual  o impacto sobre a sua renda mensal nos próximos anos.

Com estas informações em mente, você já consegue estabelecer o tipo de imóvel, tamanho, localização, valor máximo e prazo estimado para a quitação dos débitos. Assim, a sua busca de imóvel será mais assertiva e permitirá que você não perca tempo com imóveis que não atendam às suas expectativas.

Hora de começar a pesquisar

Com todas as suas necessidades em mente, é hora de colocar a mão na massa. Hoje em dia, 90% das pessoas que buscam imóveis iniciam suas pesquisas pela internet, e para os especialistas do setor, este é o melhor ponto de partida!

A procura online por moradias faz com que você tenha em mente uma visão geral da valorização da região em que a busca está sendo feita, e também sobre o valor médio do metro quadrado. Quando chegar a hora de iniciar a pesquisa visitando os imóveis, você já sabe o que esperar da região, e se o valor do local é semelhante aos demais do entorno.

Hora das visitas

Visitar os imóveis vai dar a noção clara do que você está buscando antes de fechar o negócio, por isso, escolha uma imobiliária idônea e que atenda a todos os padrões estabelecidos pelo governo e pelos órgãos reguladores – como é o exemplo do CRECI. Isso garante que você esteja lidando com especialistas no assunto, e que não será lesado.

Seja franco na hora de passar todas as suas necessidades para o corretor, principalmente sobre as condições de pagamento. Assim, o profissional pode ser assertivo nas ofertas e evitar que sua busca seja frustrada.

Não existe um número ideal de imóveis que devem ser visitados antes de fechar o negócio, mas tenha em mente que a decisão de escolha deve ser feita de maneira racional. Mesmo que você tenha amado o primeiro imóvel que visitou e acha que ele é sua escolha, continue pesquisando para não comprar algo tão importante no impulso.

Saiba quais aspectos merecem ser devidamente valorizados

Muitas pessoas na hora da busca de imóveis acabam valorizando alguns aspectos que possuem baixo ou nenhum poder de impacto sobre as vantagens e desvantagens da futura moradia, como é o exemplo da cor das paredes; mesmo que elas tenham o poder de impactar à primeira vista, isso é algo que pode ser facilmente revertido, ou seja, se você não gostou da cor das paredes, uma boa pintura resolve o problema. No entanto, alguns itens que passam despercebidos podem fazer uma enorme diferença na hora de decidir fechar negócio. Os melhores exemplos são: quantidade de iluminação natural que o imóvel recebe, índice de criminalidade na região e facilidade de acesso aos itens de infraestrutura que você depende no dia-a-dia, como transporte público, comércio local, hospitais, farmácias e etc.

Esteja preparado para (quase) todas as situações

Também, é importante considerar diversas situações e avaliar se o imóvel é adequado à sua realidade. Imagine descobrir, na hora da mudança, que o condomínio do seu apartamento novo não permite animais de estimação? Pois é, essa e outras situações acabam sendo bem comuns para quem não considera todas as variáveis. Nós sabemos que é impossível prever tudo que pode acontecer, mas dá para evitar bastante dor de cabeça com pequenos questionamentos.

Caso a sua busca por imóveis seja ainda mais radical, como o caso de mudanças para outras cidades, ou até mesmo mudar de uma casa para um apartamento ou vice-versa, a atenção deve ser redobrada, pois a falta de experiência no modelo do imóvel podem dificultar a adaptação.

Avalie os custos envolvidos

É importante também encarar as pesquisas como um investidor prestes a fazer negócio, portanto, conhecer os custos envolvidos na transação – como impostos e regularização da documentação, evitam sustos lá na frente e ainda ajudam você a preparar o bolso, afinal, segundo informações da Caixa Econômica Federal, os custos com documentação e juros de financiamento podem chegar a 30% do valor do imóvel. Não esqueça também que, caso a transição seja feita com ajuda de uma imobiliária, existe uma porcentagem preestabelecida, que fica em torno de 10% a 15% do valor da venda ou compra do imóvel.

Documente todo o processo de busca de imóvel

Além disso, é importante que todo processo seja documentado, mesmo as informações que parecem irrelevantes – como datas e horários das visitas, pois a pesquisa costuma durar alguns meses e nesse período é provável que você não se recorde de todos os detalhes do primeiro imóvel visitado, então não se esqueça de levar papel e caneta quando for conhecer uma nova opção de imóvel para tomar notas e escrever suas principais impressões. Uma dica valiosa é fazer um checklist com as perguntas mais importantes, assim você garante que não se esqueceu de perguntar nenhum detalhe na hora da visita e fica mais fácil de comparar os aspectos positivos e negativos de cada opção. Depois de garantir que todos os detalhes – ou pelo menos a maioria deles, você está preparado para fechar o melhor negócio.

Preparamos um material que pode ser útil para você. Confira as dicas de investimento em imóveis, um e-book esclarecedor sobre o assunto.

Confira mais informações sobre comprar imóvel para investimento no Blog da Gleba.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber um pouco mais? Não deixe de falar conosco através do nosso formulário!


Foto de Ligia Pereira Fernandes

por — Corretora   01/02/2018 em Dicas, Investir em Imóveis

Corretora na Gleba Imóveis especializada em vendas - CRECI F31075

0

ESCREVER COMENTÁRIO

Seu email não será publicado.